Ver Versão Completa : Proteção para capas de álbum
Carla Cavellucci Landi
18-10-2004, 02:05
Pessoal,
Estou sumida por conta de uma pane no micro...
Andei me aventurando e fiz um álbum (amei!!), mas senti o problemas qto à conservação do mesmo, notadamente da capa.
Já vi em lojas álbuns com capas protegidas po outra capoa plástica, mas gostaria de saber como proteger a capa de um álbum tipo sanfona. Sem proteção vai sujar rapidinho... como pretendo fazer outros, quero ter a certeza de que a capa não seja tão frágil... vcs têm sugestões?? Algo que proteja mas não tire a beleza da diversidade de texturas e materiais...
OBRIGADA!!!!!! :mrgreen:
Anelise Novachi
18-10-2004, 08:30
Bom dia carla, tudo bom?
Também gostaria da resposta para sua pergunta pois quero presentear algumas pessoas com álbuns sanfonados e acho que a capa vai sujar fácil.
O problema é que se colocarmos "apetrechos" na capa, fica difícil de ancapar!
Vamos aguardar as respostas de nossas colegas!
Abraços.
Anelise
cristiannedias
18-10-2004, 08:57
Oi Meninas,
Uma forma que faço para proteger a capa dos álbuns é "impermeabilizando" com uma cola, tipo a usada em decoupage. No meu caso, já usei o Diamond Glaze e fica muito bom. Além de proteger, dá um efeito super bonito.
Beijos,
Cris :D
Carla Cavellucci Landi
18-10-2004, 09:15
Hum... é verdade... a Mod Podge tbm é usada como verniz na madeira... Vou tentar... ai que medo...
Obrigada Cris... eu imaginava algo como uma capa em plástico, mas não sabia como fazer isso no sanfona...
BJ!
Janice I. Dantas
18-10-2004, 09:48
Oi Carla,
Ainda não tentei, mas uma amiga que trabalha com artesanato há muito tempo me disse que uma forma de impermeabilizar seria uma camada de cola branca diluída em água e depois uma camada de Verniz translúcido da marca Ipiranga, pois este é totalmente transparente e não tem aquele aspecto amarelado dos outros.
Será que funciona? :roll: Vou tentar em breve.
Beijo com carinho,
Janice
O primeiro tabalho que eu fiz, que talvez possa ser considerado "scrap" foi uma capa de um álbum, 6 anos atrás (eu nem sabia que existia essa arte)...e usei apenas papel e recortes de revista. Para proteger a capa, eu comprei uma capa protetora de livro, mesmo, mas como era menor que o álbum, tive de cortá-la e prendê-la por dentro com fita adesiva. Claro que ficou uma emenda na parte de baixo, mas até que a "gambiarra" não ficou feia. Ficou até caprichada e certinha :)
Abraços,
Luciana
Carla Cavellucci Landi
19-10-2004, 10:04
Meninas , obrigada pelas dicas!
Janice, a únicaquestão em relação a cola e verni éa acidez, daí MAIS UMA pergunta: na capa tbm deve haver a preocupação com materiais, certo?
Eu usei cartão hoeller para fazer o miolo da capa, e tb gostaria de saber se fiz certo. Ele foi encapado totalmente com materiais acid free (cola e papéis), ou seja : ficou "encapsulado".
Bom, vou fazer um mini e tentar passar a Mod podge, ela é realmente forte e "sela" o papel, vamos ver...
Bjocas e obrigada, eu tinha 10000000% de certeza que teria minha dúvida atendida aqui (como sempre!)
Que bom que este assunto apareceu ...Gente..essa e uma questão que já coloquei várias vezes por aqui ,mas nunca achei a melhor forma de resolver essa questão...pois já fiz um album e encapei com tecido e sujou todo... já até desmanchei)logo fiz para uma das netas pequenas (5 anos) e ele acha a melhor coisa olhar fotos..ai já viu...e o outro é o tal album de 15 anos que estou em andamento vai ser de seda e é rosa... mesmo que seja bem cuidado mas tem que ser manuseado...tem tudo pra ficar feio logo...por isso ainda não criei coragem para fazer a capa.
Já tentei a sugestão de passar cola com agua,num pedaço do tecido...ficou feio...o outro tb fiz mas sujou sempre,manchou.
E hoje medindo a folha plástica das páginas vi que tenho que fazer a capa com quase 35 cm de largura por causa da parte do parafuso..será que essa proteção plástica tem esse tamanho??? a diferença que a capa tem???
Meninas,
Vcs viram que a System (acho que eles escrevem com "i" - aquela marca das transparências adequadas ao scrap) está vendendo um spray impermeabilizante?
Alguém sabe se é acid free?
Carla Cavellucci Landi
05-11-2005, 01:02
Pessoal,
Algumas lojas estão vendendo capas plásticas para álbuns tbm.
Esther, não tenho certeza se era da Sistem, mas certa vez uma amiga comprou este spray. O cheiro era insuportável e no final não houve nenhuma impermeabilização do que ela pretendia imprmeabilizar:? : o material riscou da mesma forma. Mas não sei se era Sistem, só sei que NÂO ERA Acrilex.
Claudia Waller
05-11-2005, 07:15
Eu uso plasticos protetores para os albuns 20x20 30x30, achei em SP, na scrapmania. Agora, para mini-albuns, eu acho que teria que mandar fazer por encomenda, tem lugares que fazem, mas tem que ser uma encomenda grande.
Carlinha, eu uso tudo acid-free nos albuns, já ouvi muita gente falar que é bobeira pois nao estao em contato com as paginas, que estao protegidas pelo plastico pp, mas eu tambem quero que o album nao fique amarelado, pois dá tanto trabalho fazer e tb coloco muito carinho quando faco um album, entao, o ideal é que ele tb dure por muiiiiitos e muitos anos. Agora, sempre fico na duvida quanto ao papelao. A informacao que tenho é que o Hoeller é acid-free, mas sempre tenho duvidas, pois passando a caneta em alguns pontos fica amarelo e outros azul. Eu e Carol já falamos muito sobre isso e achamos que é muito dificil que o papelao seja acid-free. Fica aí a duvida.
Teresa Cirilo
05-11-2005, 01:36
Por falar em protecção de capas de albuns, eu quero guardar as minhas folhas de scrap em fichário, pode ser em plástico comum? ou tem que ser um próprio? quais os formatos que exitem??
SOLANGE C P MARQUES
05-11-2005, 05:37
Teresa,
os plásticos tem que ser de polipropileno,não podem ser de PVC ,pois essses danificam as fotos.Você encontra os plásticos de PP em lojas especializadas para scrapbooking em vários tamanhos e em papelarias especializadas em material para arquitetura você encontra no tamanho A4.Também podem ser encontrados em lojas de artigos para embalagens,mas normalmente esses vem sem os furos.
Beijos
Sô
Sandra Lima
06-11-2005, 10:43
Olhe Carlinha... eu nunca encapei as minhas capas com plastico e sinceramente, nao sei se gostaria do resultado final.
De qualquer forma, pensei em algumas opcoes:
- se vc quiser usar plastico, uma ideia e comprar na Ladeira Porto Geral, por exemplo, aqueles plasticos PP para bijoux. Eles tem varias opcoes de tamanho. No entanto, essa e a opcao que menos me atrai, mas nao deixa de ser uma alternativa.
- usar Mod Padge, pois da uma conservada boa sem alterar a cor no papel. Mas nao chega a ser um selante absoluto...
- outra ideia e usar transparencia na capa. Vc nao vai conseguir encapar completamente, mas vc pode cortar a transpa extamente do tamanho da capa e prende-la com brads. Ou ainda, com aquelas canoneiras de metal. Se vc tiver colocando algo que de relevo, tipo placa de metal ou flor de seda... vc tem apossibilidade de colocar por cima da transpa. Nao se esqueca que vc ainda por imprimir a transpa e dar um efeito mais legal ainda.
- eu sei que tem um plastico de laminar (existe esse verbo???) que e acid free. Tavez seja a opcao: vc monta as capas, plastifica e depois monta a sanfona.
- outra dica: use acrilico para as suas capas de albuns sanfonados. Acho que se vc usar cola em spray e colar a capa por baixo do acrilico, ela nao aparece pra quem ve se frente, entende? Depois de prontas, vc so tem que montar a sanfona dentro.;)
Bom, essas coisas brotaram da minha cabeca enquanto eu pensava no assunto. Eu nunca tentei nada disso, entao, nao posso recomendar qual e o melhor metodo.:mrgreen:
Bjks
Sandra