PDA

Ver Versão Completa : Efeito de papel descascado

Marcia Silva
21-04-2005, 07:24
:D :D Ola meninas

Alguem sabe qual o nome desse efeito que se da no papel, o papel fica com aspecto descascado, ja vi em varias revista de scrap.
Como faz para o papel ficar neste aspecto???
Vou pedir para a Cris ou Marcio colocar uma foto aqui, porque nao encontrei nenhuma na galeria. Para voces conseguirem entender melhor.
Beijos,
Marcia

Carla Cavellucci Landi
21-04-2005, 08:23
Márcia,

Diga em que revista vc viu, muitas das meninas assinam ou compram estas revistas mensalmente e podem te ajudar.

Marcia Silva
22-04-2005, 12:20
O nome da revista e Scrapbooking Memories numero 1 esta na pagina 130 o efeito papel que estou falando.

Renata Barreira
22-04-2005, 08:29
Eu não sei que efeito é esse! Fiquei curiosa...

Bjs
Rê.

Sandra Lima
22-04-2005, 09:33
Oi Marcia
Eu nao tenho essa revista, mas acho que vc esta falando do efeito craquelado, que se faz usando tinta acrilica.
Eu nunca fiz, pois sempre acabo comprando papel ja com esse efeito. hahahahaha :mrgreen:
Mas tenho uma revista que fala como fazer. Vou ver se eu acho ...
Sera que e isso?
Bjks
Sandra

Erica Lima
22-04-2005, 10:37
Oi, Sandra

Sou louca pra aprender o efeito craquelado, acho lindo! Aqui em Fortaleza, encontrei um curso que ensina a fazer em madeira, mas não sei se a técnica é a mesma para o papel. Se vc pudesse nos dar umas dicas, seria ótimo! :gym:

Bjs,
Erica.

cristiannedias
22-04-2005, 02:55
Oi Meninas,

A Marcia me enviou a imagem. Eu vou colocar daqui a pouco aqui nesse tópico para vocês verem... mas não é craquelado não.
O papel é todo rasgado em enrolado em pequenos pedaços.

Beijos,
Cris :D

beatriz
23-04-2005, 12:44
Há algum tempo, comprei um kit com as tintas para fazer craquelado mas não cheguei a usar. Vou procurá-lo no final de semana e tentar fazer alguma coisa - se der certo, colocarei alguma coisa na galeria.

beijoca,
beatriz

Claudia Waller
23-04-2005, 11:28
Fiquei super curiosa com essa tecnica, vamos esperar pelas fotos.

Já o efeito craquelado, eu já fiz em madeira tambem, nunca em papel, mas deve ficar muito bom, só precisamos adaptar o material que deve ser acid-free para usar no papel.

Bjs,
Cacau

Carla Cavellucci Landi
23-04-2005, 10:33
Existe uma tecnica de craquelê em madeira que usa apenas cola e tinta ... vou encontrar e abro um tópico pra vcs contando, assim dá pra todo mundo testar em casa.

Claudia Waller
23-04-2005, 11:55
Vai ser otimo Carlinha!
A tecnica do vidro rachado nao deixa de ser uma forma de craquelado, fica bem parecido, dependendo de como voce quebra. Mas o efeito dado na madeira é um pouco diferente, se der pra fazer no papel com materiais livres de acido, melhor ainda.
Bjs,
Cacau

Maria Alice
24-04-2005, 12:04
Eu vi em uma revista, lá na Munira, um coração de papel craquelado. Foi feito com pó transparente de emboss. Pelo que li (vi muito rapidamente), faz-se várias camadas e, depois, "quebra-se" o papel com cuidado. Pode até colocar uma letra ou outro desenho entre as camadas.

Quando eu voltar lá - espero que semana que vem - eu olho as revistas de novo e procuro. Ou, se a Munira lembrar... :D

Claudia Waller
24-04-2005, 01:27
Oi Maria Alice, essa é a tecnica do vidro rachado, é assim mesmo que vc falou, vc pode carimbar e fazer as camadas de embossing por cima da figura carimbada ou por cima de uma foto (eu fiz isso em uma pagina) e quando secar vc quebra o embossing.
Bjs,
Cacau

carolfalceta
24-04-2005, 06:11
Fiquei curiosa com esta técnica que a Marcia descreveu.
Cris, coloca a foto.
bjs
Carol

Carla Cavellucci Landi
25-04-2005, 02:23
Só pra lembrar: a técnica de vidreo rachado não é feita com pó de emboss, mas com o UTEE (hum, deixa ver se decorei.... ultra thick embossing enamel?? Se errei, sorry, foi de cabeça MESMO!

Ele parece pó de emboss mas trabalha diferente. Até comprei mas NUNCA usei, acreditam? :?

Lizandra Valente
25-04-2005, 05:34
Sera que e este que estou pensando :?:
As beiradas do papel rasgadas enrolam de forma irregular, mais ou menos quando corta-se um pedaço de malha...esse fica muito bonito.Ja vi em uma pagina romantica, com flores, ficou linda.

Oi Carla, o UTEE e o o po de emboss, so que com granulos maiores.Sao feitos do mesmo material.Bem, isso que eu li em uma revista.

Bjs,
Lizandra

cristiannedias
25-04-2005, 06:01
Oi Lizandra,

É isso mesmo! A técnica que a Marcia esta querendo saber o nome é essa que você descreveu...
Eu chamo essa técnica de " roll torn edge (ou rolling)".

Vou colocar a imagem agora... desculpe não ter conseguido colocar antes.

Beijos,

cristiannedias
25-04-2005, 06:02
Oi Meninas,

Segue a imagem enviada pela Marcia...

http://www.scrapbookbrasil.com/images/forum/oceano.jpg

Beijos,

SOLANGE C P MARQUES
25-04-2005, 07:35
Bom,eu já fiz isso em uma página ,mas não sei se fiz certo,tentei sozinha.
Depois de rasgar o papel,fiz alguns pequenos cortes transversais à beirada e aí enrolei os pedacinhos com a ajuda do palito de dente.
Se não for assim me corrijam(mas eu até gostei do efeito que consegui).
Beijos

Carla Cavellucci Landi
25-04-2005, 10:50
Lizandra,

vivendo e aprendendo... eu não sabia que era o mesmo material!

Solange, acho que vc fez "certo" - se deu o mesmo efeito...não consigo imaginar outra forma de fazer o papel enrolar de dentro pra fora.

Sandra Lima
25-04-2005, 01:14
Acho que pode ser por ai mesmo, So.

Outra coisa... para dar um efeito descascado no papel, tb podemos usar fita durex... ou seja, a gente cola a fita e arranca, cola e arranca... assim, a superficie do papel vai ficando "detonada", com cara de velha e surrada.

Acho que a Ro ja deu essa dica por aqui em algum lugar - se eu nao me engano foi quando ela falou do estilo shabby chic.

Vou ver se acho e coloco o link aqui.
Bjks
Sandra

cristiannedias
25-04-2005, 01:34
Oi Meninas,

Eu faço esse efeito no papel da seguinte forma: Primeiro faço a técnica do papel rasgado, depois molho um pouquinho a borda rasgada (se estiver usando cardstock, ou outro papel mais grosso) e enrolo com a pontinha dos dedos.

Beijos,

Claudia Waller
25-04-2005, 03:19
Eu nunca tinha visto essa tecnica, achei bem legal.

Carlinha, eu faco a tecnica do vidro rachado com po de embossing fino pois nao tenho UTEE, eu e Solange ate fizemos aqui em casa outro dia, só que vc tem que usar muitas camadas ate ficar grosso e o UTEE nao precisa, pois ele é granulado e as camadas ja ficam mais altas mesmo.

Bjs,
Cacau

Clau Gomes
26-06-2005, 02:08
uaua
adorei saber mais essa do pó de emboss!
Vcs são dez.

Bjs
Clau

Iza
26-06-2005, 05:17
Meninas, dicas otimas....
Lindo o efeito da pagina !!!
Valeu !!!
Bjs....Iza.

Clau Gomes
26-06-2005, 06:53
Essa técnica do papel enrolado não se consegue tb, passando o estilete nas tiras de papel rasgado?
Sabe, como se fosse fazer caracol...

Bjs
Clau

Liliane
27-06-2005, 12:38
Olá Clau
Acho que sim, só que a pontinha é curtinha e o mais fácil e enrrolar com os dedos mesmo e como a Cris falou, se for papel grosso, basta umedecer um pouquinho, ele enrrola fácil, fácil e ainda dá um aspecto mei "surrado". Fica bem legal.
Bjcs
Liliane

Sandra Pacheco
28-06-2005, 08:30
Meninas! Quantas dicas!

estava com saudades de receber este monte de informações preciosíssimas!!!!

Márcia, nunca tinha visto uma página "enroladinha" assim! Muito legal.

Adorei a idéia da fita durex Sandrinha!!

Bjs

Thama Otsu
28-06-2005, 09:02
:P
Eu usei está técnica com papel dupla face , dando uns 'picotes' no papel já rasgado e enrolando as pontas...o resultado ficou legal.
Quem quiser conferir é só olhar:

http://www.scrapbookbrasil.com/galeria/showimage.php?i=4007

Isabella Palheiro
28-06-2005, 09:34
Meninas,

O efeito desta página é lindo. Adorei esta técnica. Já tinha feito algo parecido em uma aula, fiz uma moldura e coloquei o papel vegetal rasgado por dentro da moldura, e virei, como se a palavra tivesse explodido e aberto a moldura, ficou lindo.
Depois acrescento esta página na galeria.
A técnica do vidro quebrado é dez.
Para fazer o craquelado, eu aprendi no Workshop da Rô, é só passar uma camada de tinta acrílica (uma cor), esperar secar, passar uma camada de verniz craquelê, esperar secar só um pouco (tem que estar um pouco molhado), e depois passar outra camada de tinta acrílica (outra cor). O verniz craquelê faz o serviço e craquela a cor. O efeito é maravilhoso.

Beijos,
Isabella :D

Clau Gomes
28-06-2005, 09:42
Isabela
sobre o efeito craquelado, na hora em que passa tanto líquido ( a tinta, verniz e depois tinta), o papel não enruga?
Aplicava muito isso em decoupage, mas em papel fico com receio.
Aproveitando, será que dá para usar a tinta craquelê ( ela dispensa o uso do verniz craquelê)

Bjs
Clau

Isabella Palheiro
28-06-2005, 09:56
Oi Clau,

Olha, eu fiz o craquelê em uma tag e ela não enrugou não. A tinta acrílica seca muito rápido. Realmente é o mesmo processo da decoupage.
Quanto a tinta craquelê eu não sei, mas talvez se possa usar sim, esta resposta fico te devendo pois não tenho certeza.

Beijinhos,

Erica Lima
28-06-2005, 11:25
Oi, Clau

Eu fiz um teste com verniz craquelê aqui e ficou lindo! Usei o papel Montval da Canson, que tem gramatura 300 g/m2, portanto, é bem grosso.

Bjs,
Erica.

Eunides
29-06-2005, 10:00
Olá Meninas

Eu amei o efeito do papel rasgado...tanto que usei na minha primeira página...pena que a insegurança não me deixou enrolar mais as beiradinhas do papel...

http://www.scrapbookbrasil.com.br/forum/album_page.php?pic_id=4577?amp&sid=6ef729bb2a81472b5d19e92f17bfcbe4

Isabella pelo que vc descreveu a sua página deve ter ficado muito legal!!!
Mostra ela para que possamos visualizar a sua descrição....ou me envia por e-mail....tô muito curiosa!!! :wink:

Beijos

Eunides

Claudia Waller
29-06-2005, 10:41
Ficou uma gracinha sua pagina Eunides.
Bjs,
Cacau

Isabella Palheiro
29-06-2005, 11:48
Eunides,

Acabei de acrescentar na galeria a página que eu fiz no curso da Janine, o layout é dela, mas tem idéias super legais.

http://www.scrapbookbrasil.com/galeria/showimage.php?i=4800 e http://www.scrapbookbrasil.com/galeria/showimage.php?i=4801

Espero que você goste, qualquer dúvida me pergunte.

Beijos,

Eunides
29-06-2005, 03:08
Cacau

Obrigada pelo comentário...mas a página poderia ter ficado melhor....vivendo e aprendendo!!

Isabelle

Obrigada por disponibilizar sua página...nada como ver o trabalho...eu tinha imaginado algo um pouco diferente...mas agora deu para entender bem sua explicação!

Beijos agradecidos

Eunides

Lucy Pinto
02-08-2005, 06:17
Não sei se é a mesma coisa, mas já vi em várias revistas...papel, como se tivesse sido rasgado.Quando se rasga um papel sem ter o corte definido.Também gostaria de saber, se já compra feito ou é alguma técnica.

Desiree
02-08-2005, 09:07
Pessoal,
Adorei todas as dicas. a técnica do vidro quebrado eu uso muito, principalmente em cartões. As outras vou experimentar.
Bjs,
De

Dani Pasca
02-08-2005, 05:36
Lucy,

O papel rasgado você não compra pronto não. Você é que rasga o seu papel.

Beijos,

Dani