PDA

Ver Versão Completa : [REPORTAGEM] Uma visão sobre a HobbyArt 2005

Renata Barreira
18-05-2005, 07:46
Expansão do scrapbooking foi destaque na HobbyArt 2005
Por Renata Barreira, membro deste site

Representado o site ScrapbookBrasil, visitei a HobbyArt 2005, em São Paulo, com o objetivo de observar o mercado de scrapbooking no país. O evento, que acontece também em outras cidades, faz a divulgação das indústrias e fornecedores de artes e artesanato.

Tive a oportunidade de estar presente apenas no último dia da feira (2 de abril), mas pude perceber uma grande movimentação em todos os estandes e, principalmente, o interesse dos visitantes por essa nova mania do artesanato nacional: o scrapbooking.

De acordo com os organizadores da HobbyArt, cerca de R$ 780 milhões em negócios foram realizados durante e após a feira e cerca de 68 mil visitantes passaram pelo evento, um crescimento de 14,5% em relação ao ano anterior.

Muitos expositores consideram a HobbyArt como o melhor canal de divulgação de seus produtos e já a escolheram para lançar seus novos artigos e materiais. “A feira deste ano foi um divisor de águas para o setor de scrapbooking. Maiores fabricantes e grandes empresas estão investindo nesse mercado, com bom retorno para seus investidores”, explica Flávia, da Pedaços Atelier e colaboradora deste site. Segundo ela, a feira foi uma excelente via de contatos, principalmente com consumidores que residem próximo à loja. Por isso, um espaço para Pedaços Atelier na edição do ano que vem já está reservada, revela ela.

No setor de Scrapbooking, foi considerável o aumento de estandes. Grande parte das lojas de São Paulo especializadas nessa técnica estava representada na HobbyArt. O crescimento desse mercado teve reflexo em algumas lojas, especializadas em artesanato, que passaram a investir em novos produtos para scrapbooking.

Para Beatriz Kauffman, da ScrappingMania, “a feira permitiu uma ampla divulgação para o setor, com grande aceitação do público e bom retorno para os lojistas.” Ela acredita que o mercado está na melhor fase possível e que está febre pode ser mantida, desde que existam sempre novos produtos e com qualidade.

Muitos produtos foram lançados no evento, como os papéis no tamanho 30 cm x 30cm. Padronagens lisas e estampadas chegaram com grande estilo e prometem cair no gosto dos consumidores. Algumas marcas lançaram mini-álbuns prontos, bolsas para carregar materiais, ferramenta para colocação de ilhós com nova tecnologia, entre outros.

Segundo Daniela Silva, da Grafon’s, “foi a primeira vez que negociamos com consumidor final. O setor precisa de divulgação e de mais contato com o artesão. A feira foi um excelente veículo. Lançamos nossa primeira linha em setembro passado e já estamos renovando nossos produtos para esse ano.”

Daisy Vilela, da Daisy Vilela Design e membro deste site, acredita em um mercado menos elitizado, com técnicas mais criativas e produtos mais baratos.“Criatividade todo mundo tem de graça. E eu fico feliz de participar desse processo”.

Tive a honra de ter o tempo ao meu lado membros do nosso site, como Claudia Waller que realizou esta visita comigo. Algumas que estavam só a passeio e outras trabalhando em lojas ou expondo seus produtos. A maioria vestindo a camisa do site e divulgando nosso espaço. Muitos curiosos nos paravam na feira e pediam informações sobre a nossa página. Isso foi gratificante para todas que estavam lá.

A impressão de Lina Gouveia (membro do site), que trabalhou na Hobby Art deste ano, foi de que o Scrapbook, praticamente já está irradiado aqui no Brasil: “Não só pelo investimento dos fabricantes em materiais (papel, ferramentas, etc.), mas também dos distribuidores de outros estados. Percebi ainda que a procura dos consumidores, por produtos e informações sobre o assunto foi de grande interesse também". Anelise Novachi (membro deste site) faz uma comparação com a feira do ano passado: “Em menos de um ano o scrap tomou mais de 40% da feira em relação ao ano passado quando havia apenas um estande sobre o assunto. O que me impressionou mais e me deixou mais feliz foram as empresas nacionais estarem apostando tanto no mercado e produzindo materiais tão bons quanto os importados e com preços mais acessíveis.”
“A Hobbyart 2005 definitivamente colocou o scrap em evidência nacional, uma vez que o mesmo vinha crescendo desde 2003 porém com muito mais vigor somente em São Paulo e no Rio. Desde abril, percebeu-se um aumento nas reportagens de revistas de grande circulação e programas na TV. Era o que as consumidoras de scrap esperavam e o pontapé inicial para o scrapbooking, mesmo com nome "importado", mostrar de uma vez por todas que veio para ficar aqui no Brasil”, anima-se Branca Niccolini, membro deste site.

Maiores informações sobre a HobbyArt, que já está se organizando para 2006, no site: www.hobbyart.com.br

“Percebi que o scrapbooking era a palavra de ordem na feira”

“A Hobbyart é uma feira importante para o mercado artesanal porque apresenta tendências, lança produtos e põe em contato fabricantes e artesãos de uma forma bastante próxima, benéfica para ambos: de um lado, conhecendo produtos em primeira mão e aprendendo a forma de utilizá-los; e de outro, percebendo o que o consumidor busca e precisa.

Este ano, notei que o scrapbooking era a palavra de ordem na feira, assim como a decoupage foi no ano passado. Vários estandes, grandes importadoras fazendo lançamentos interessantes- com certeza a "scrapmania" veio para ficar. Muitos ouviram falar, mas não entendem do que se trata, e outros nunca ouviram, não conhecem e se apaixonam de imediato.

Infelizmente ainda percebo - claro que não de forma generalizada - uma resistência de uma parcela do público à utilização de material adequado - fato que observei ao conversar com algumas pessoas na feira durante oficinas ou mesmo na fila de compra em estandes. Existe ainda o estigma de "atividade cara", com o que eu não concordo. É claro que se você investir em todos os enfeites e ferramentas que vir pela frente, sim, é uma atividade cara, como a pintura - se você comprar todas as cores de tinta, todos os pincéis e telas de todos os tamanhos.

Como muitas vezes as pessoas envolvidas em artesanato são "autodidatas", vejo que, principalmente no caso do scrapbooking, cabe ao profissional envolvido comercialmente com esta atividade - seja ele professor, lojista, editor de revistas, fabricante ou importador de insumos - a educação dessa parcela do público. Com mais pessoas bem informadas, a tendência é termos cada vez mais materiais adequados com maior variedade e preços mais acessíveis. Espero poder ter esta grata surpresa na Hobbyart 2006!”

Carla Cavelluci Landi, membro deste site.

Renata Barreira
18-05-2005, 07:50
Pessoal,

esta é a estréia do Fórum Entrevistas e Reportagens que será organizado por mim, com toda a alegria do mundo.
A reportagem sobre a HobbyArt demorou um pouco a ficar pronta, mas espero que vocês possam aproveitá-la...

Em breve, esterei de volta com mais novidades.

Um grande beijo e obrigada por todas as entrevistas concedidas durante a feira.

Rê.

cristiannedias
28-05-2005, 06:39
Oi Rê,

Ficou ótima a sua reportagem sobre a HobbyArt!!
Obrigada por contar sobre tudo o que ocorreu na HobbyArt a todas as pessoas que não tiveram a oportunidade de ir a feira.

Beijos,
Cris :D

Claudia Waller
28-05-2005, 09:04
Rê, eu amei tambem, a reportagem ficou ótima!
E amei tambem estar ao seu lado na feira, minha companheira, amiga-irma!
Bjs,
Cacau

carolfalceta
28-05-2005, 10:47
Rê,
Parabéns pelo seu trabalho.
Belíssima reportagem. Adorei.
beijos'
Carol

Lucilia Vieira Pinheiro
28-05-2005, 02:05
Rê,
Parabéns, pela reportagem ficou ótima.

Bjs
Lucilia

Karine Flores
28-05-2005, 04:13
Parabéns Rê,
Adorei mais essa portinha que foi aberta.
E a matéria ficou excelente.
Beijos,
Karine :wink:

Daisy Olivier Vilela
28-05-2005, 04:23
:D Re,

Adorei a matéria !

É tão bom saber que estamos participando de um movimento que além de ser técnico, nos traz tantas gratificações, na forma de novas amizades, uma grande alegria de se descobrir criativo e o prazer de compartilhar cada vez mais!

Estmaos esperando por mais novidades!!! :mrgreen:

Bjks e parabéns!!!

Thama Otsu
28-05-2005, 05:22
Rê,
Parabéns pela reportagem, muito boa principalmente p/ quem não pode ir na feira (como eu :? ).Adorei este novo espaço !!!Esse site não pára de inovar q ótimo!! :P :D :lol:

Regiane Torres
28-05-2005, 05:52
ADOREI !!!!! Muito bom esse forum de entrevistas e reportagens, esperamos mais.....

Parabens pela reportagem Rê !!!!!

bjinhos,

Renata Barreira
28-05-2005, 08:19
Meninas,

obrigada, obrigada, obrigada...
Fiquei muito feliz de saber que vcs gostaram da reportagem...

Mas, aguardem mais novidades... Este Fórum vai estar sempre trazendo notícias e entrevistas com celebridades da área.
Essa semana espero finalizar a entrevista com a Cris e trazer em primeira mão pra vcs...

Estarei sempre aguardando sugestões e se alguém souber de algum evento relacionado a scrap e puder cobrir p/ depois a gente publicar, agradeço de coração... Assim, estaremos sempre ligadas sobre o que rola no mundo do nosso maior vício... eheheheheh :mrgreen:

Um beijão
Rê.

Lizandra Valente
28-05-2005, 08:48
Otima a resportgem, Re!
Parabens!
Bjs,
Liznadra

aline frança
29-05-2005, 02:05
Rê,

adorei a reportagem, muito boa!!!

gostei mais ainda deste novo espaço, vou ficar sempre de olho :shock:

bjs,
aline :wink:

Branca
29-05-2005, 07:51
Rê, tem certeza que você cursou Farmácia????????????
A sua reportagem ficou digna de um jornalista profissional, adorei.
Mostrou bem o que foi a Hobbyart 2005.
Adorei a leitura.
bjks e obrigada.
Bran

Marcia Silva
30-05-2005, 12:13
Oi Re :D :D :D

P A R A B E N S, a reportagem esta otima muito bem redigida e
elaborada. Nossa :!: mais estou muito feliz em saber que o scrap esta crescendo muito no Brasil.
Beijos,
Marcia

Márcia Wakana
30-05-2005, 03:31
Oi Rê,

Que delícia de matéria vc realizou!!
ADOREI!
Enquanto lia, vinha imagens da feira na minha cabeça, as meninas do pelotão rosa! :mrgreen:
Como não fui na Hobby Art, viu só, o que uma excelente reportagem é capa de fazer! :wink:

Bjos,

Sandra Pacheco
30-05-2005, 09:03
Parabéns Re!!!

A reportagemficou ótima e apesar de, como você mesma disse, ter demorado um pouquinho, me vi de volta à feira com a sua bela reportagem!!! Eu também adorei a hobyart, apesar de ter sido a minha primeira vez, não sabia o quanto ela tinha realmente crescido, mas parecia que dava para sentir este clima pelos estandes....Eu que nunca tinha visto uma loja de scrap, fiqui maravilhada com com todos os participantes.... Parabéns!!

Bjs

SOLANGE C P MARQUES
30-05-2005, 09:21
Adorei a reportagem!!
Parabéns Rê!
Foi muito legal saber os detalhes da feira e de como o scrapbooking está crescendo no Brasil!
beijos

Carla Cavellucci Landi
30-05-2005, 11:15
Rê,

Duplo parabéns: pela estréia do fórum de reportagens e pela maravilhosa reportagem sobre a Hobbyart (nossa, eu ouvia o burburinho da feira lendo o seu texto!!)

Este fórum reforça cada vez mais o compromisso sério do ScrapbookBrasil com seus membros e com a arte do scrapbooking... parabéns!!!!!

Renata Barreira
31-05-2005, 07:46
Obrigada meninas, fico muiti feliz em saber que vcs gostaram!!!!

E obrigada por todos os depoimentos e contribuições p/ esta reportagem. Sem vcs, ela perderia todo o brilho!!!!

Bjs
Rê.

Iza
31-05-2005, 05:47
Re,
Parabens !!!
Sua reportagem esta otima !!!
E eu estou feliz em saber que scrapbooking e mania nacional !!!
Beijos....Iza.

Zeze
31-05-2005, 06:08
Olá Rê!
Parabéns !!
òtima reportagem, muito incentivador.principalmente pelo fato de já termos produtos nacionais e com tendência a crescer.
muito obrigada
ZEZE

Sandra Lima
31-05-2005, 10:41
Bravíssimo! Ótima reportagem, Rê.
Quero ver mais ! :P
Bjks
Sandra

Liliane
01-06-2005, 10:44
Olá Re
Parabéns pelo belo trabalho.
A mensagem está clara e muito gostosa de ler.
As informações estão preciosas.
A estréia foi com chave de ouro.
Bjcs
Liliane

Cefisa
02-06-2005, 07:25
Rê, parabéns! :clap:

A idéia deste novo tópico é muito interessante e a primeira reportagem está nota 10!

Vá em frente! Use e abuse dessa sua criatividade.

Beijocas!!!
:wink:

Anelise Novachi
03-06-2005, 09:00
Amiga,

Como diz a Bran, acho que v. nos enganou e fez jornalismo, não?

Duplo parabéns: pela estréia e pela qualidade da reportagem!!!

Bjos.

Anelise

anapaula rocha
03-06-2005, 10:34
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
muito joia a sua reportagem re!
gostei de ver a clareza do texto e as informacoes nele contida.
Beijos
Ana :bye:

LINA GOUVEA
12-06-2005, 01:10
RÊ,

Só agora vi a reportagem, sorry! Ficou magnífica!

Parabéns 'my sister' ! Vc inaugurou este fórum com chave de ouro!

Mil beijos

Lina

Patricia
13-06-2005, 12:15
Re:

Atrasada "como sempre" só estou lendo a sua reportagem agora, mas ADOREI! Me senti na Hobbyart...que saudades!

Bjs

Paty :D

elisco
14-06-2005, 05:40

parabéns pela matéria, acho que você mostrou muito bem o astral da feira.
Espero, junto com todo o grupo do site, que o scrap cresça cada vez mais, que nossa arte seja valorizada e respeitada.

Um abraço
elis