Ver Versão Completa : Colas Alternativas para Scrapbooking
Ju Vilela
04-05-2004, 08:27
Também aceito sugestões...
Essa falta de material é um saco, por isso estou organizando tudo, para que quando eu conseguir comprar os materiais que faltam é só colocar a mão na massa...
Beijinhos
Dani Pasca
04-05-2004, 11:25
Ju e Claudia,
Eu comprei uma cola de amido, em uma loja de artes aqui em São Paulo, que é PH 8(alcalina e sem ácido). Então, me ocorreu, vocês que fazem artesanato talvez tenham uma receita para esta cola. Na verdade, ela parece a cola que faz com farinha.
Para as fotos, na verdade, que tal comprar os "photos mount". São quadradinhos de fita adesiva dupla face, que são seguras. Estas vocês podem tentar achar em lojas de revelação de fotos. Não são tão caras assim.
Bem, espero ter ajudado.
Dani
Ju Vilela
04-05-2004, 06:54
Olá,
Conheço uma cola cola feita apenas com povilho e água, é so ferver os dois e formar uma pasta, será que é livre de acidez???
Se for eu resolvo meus problemas!!!!
Adesivos e papeis decorados eu não encontro acid free aqui não, mas a gente inventa!!!
Dani Pasca
05-05-2004, 10:42
Jum
Para saber se é acid free, só testando. Lembra das aulas de Química da escola, e que tinha um tal de papel de "Tornasol" (ou algo do genêro), que a gente usava para testar se algo era ácido, neutro ou alcalino? Então, talvez você conheça alguém de uma escola, ou possa pedir para alguém pedir um pedaço deste papel - e claro as instruções.
Não parece muito simples, mas é uma sugestão.
Beijos,
Dani
Angelica
05-05-2004, 10:56
Ju,
Acho que a cola feita em casa é livre de ácidos, mas em compensação ela com o tempo pode gerar algum tipo de fungo, tipo que faz biscuit, que tem que que colocar vinagre pra com o tempo a massa não mofar ou criar fungos.
Eu também tenho dificuldades com a cola pois aqui, o povo não sabe nem que existe cola sem acidez. A sorte foi que ganhei uma do concurso e aqui encontrei também as cantoneiras pra vender.
Boa sorte... :mrgreen:
Ju Vilela
05-05-2004, 11:31
:idea: Eu não pensei nisso, pode dar fungos...
De qualquer forma vou procurar pelo papel que a Dani falou
Eu já estava até ficando feliz :cry:
Com certeza a loja que a Dani falou não vai dar a receita nunca :(
Aqui em Brasília, definitivamente, LIVRE DE ACIDEZ é coisa de outro mundo :x Nem que o MiTeintes é acid free eles sabem...
:( Também não achei cantoneiras livre de acidez, as que encontrei são em papel comum!!!
:arrow: Vou ver se consigo a cola fora daqui mesmo, o restante do material eu improviso :wink:
:lol: Será que vai ter um outro concurso logo para ao menos eu concorrer?? :D
:shock: Nunca imaginei que fosse tão difícil encontrar material para Scrap, é tudo caro e dificil de achar...
:wink: Mas o Scrap é apaixonante e viciante, não dá para resistir... :!:
SOLANGE C P MARQUES
05-05-2004, 12:33
Oi Ju,eu estava pensando o mesmo que a Angelica,acho que se for feita com amido ou polvilho tem perigo de criar fungos.Eu adoro trabalhar com biscuit,mas acho que não deve ser adequado ao scrap,primeiro por causa da cola cascorez que é usada na massa e segundo,porque pode criar fungos.
Com relação a dificuldades de materiais,eu sei como você se sente.Eu já tive uns ataques de desânimo por conta disso.Mas comecei a xeretar em tudo quanto é canto e acabei descobrindo alguns (poucos)materiais por aqui.Outros comprei pela internet e tive a baita sorte de ter uma super amiga que voi para Utha e me trouxe uma porção de encomendas sem me cobrar nada a mais do que ela pagou lá(pena que eu não tinha mais dinheiro disponível para ter pedido mais coisas).O resto,como você disse ,a gente improvisa.
Continue tentando,vale a pena!
Beijos
Sô
Ju Vilela
05-05-2004, 02:08
:roll: A questão é só se dá fungo por que essa cola que eu falo não usa nada além de povilho/amido e agua, ela não usa cola branca não...
:| Vou procurar comprar a cola pela internet mesmo... Mas que seria ótimo se essa pudesse, imagina uma cola livre de qualquer problema que você pode fazer quase de graça...
:shock: Bom demais para ser verdade!!!
Mas tudo bem... A gente vai se virando como pode!!!
Beijinhos e obrigada!!!
Carla Cavellucci Landi
06-05-2004, 12:49
Ju,
Cola pra papel de parede (CMC ou TYLOSE) é acid free. Essa vc deve encontrar. A preparação delas é mais trabalhosa (exige pote esterilizado, tempo de geladeira, etc), mas um colocador de papel talvez tenha pra te ceder. Pra usar vc deve despejar um pouco num copinho ou godê. Só não pode devolver pro pote original eventuais sobras pra evitar a contaminação, pois é cola 'orgânica". Ao menos foi o que aprendi...
BjS!
Ju Vilela
06-05-2004, 08:07
Oi Carla,
Vou ver se encontro por aqui, obrigada pela dica!!!
Beijinhos
Carla Cavellucci Landi
06-05-2004, 08:19
Ju,
Achei minhas anotações:
colas orgânicas neutras:
- Tylose (tem origem no algodão)
é bem forte (ela é usada pra aplicação de papel de parede). Ela aguenta peso/volume
- CMC - carboximetil celulose - tem sua origem na Tylose, é mais frca. Muito cuidado com ela ao aplicar guardanapos pq ela contém muita água
- cola de amido
A preparação das duas primeiras:
- pote esterilizado
- 1 colher de sopa rasa de pó (CMC ou Tylose)
- acrescentar 1 litro de água destilada
- acrescentar um fungicida (antimofo) - 3 gotas de cloreto de benzalcônio a 25%
- guardar na geladeira até que vire um gel.
Só como curiosidade, a gente COME :shock: carboximetil celulose... ele é estabilizante! (em sorvetes, por exemplo.)
Todos os materiais acima são encontrados em lojas de restauração de papéis ou telas. Será que não há alguém que faça restaurações de livros ou documentos? Pode ser um bom contato.
Bj,
Angelica
06-05-2004, 09:07
Carla,
Valeu a dica, pra mim também são muito valiosas.
SOLANGE C P MARQUES
06-05-2004, 09:21
Oi Carla,
Adorei saber que a CMC é acid free,estava com essa dúvida,eu a uso para fazer marmorização no papel e não sabia se podia usar os meus papéis no scrapbook.Valeu!!
Beijos
Sô
Ju Vilela
06-05-2004, 10:40
:D VCS SÃO DEMAIS!!!!!! :D
Vou procurar por aqui!
Ah! E qto a restauração, eu já procurei em tudo que é canto
não achei nunguém que trabalhe com isso e não há lojas do ramo (ou não soube procurar)
Saber a receita do cola de amido vai ser dificil... Mas acho que eles devem acrescentar o fungicida aquela cola que minha mãe fazia (rs)...
Os fotografos antigamente usavam para colar posters por exemplo, mas perguntei para o meu pai e ele não lembra e os outros fotografos que entrei em contato disseram que usam cola branca em tudo e tem fotos coladas há mais de 20 anos sem problemas de amarelamento ou craquele etc... Não vou arriscar, vou a caça desses produtos :lol:
Beijinhos e muuuuuuuuito obrigada!!!
Angelica
06-05-2004, 11:00
Ju,
Já encontrei aqui em Recife, liguei para uma loja de decoração, pedi que indicassem uma pessoa que aplicasse papel de parede, liguei para o homem e depois de insistir muito e inventar mil estórias, pra ele não pensar que eu queria concorrer com ele no ramo, ele disse que me venderia, pois ele compra em grande quantidade em São Paulo, me ofereceu por R$ 15,00 100gr e disse que rende bastante.
Tente algo parecido...
Ju Vilela
06-05-2004, 02:02
Vou fazer isso!!!
Mas além de lojas de restauração existe outro lugar para comprar CMC ou Tylose e o cloreto de benzalcônio? No caso de ter que prepará-la?
Beijinhos
Ju,
Não fique desanimada...
Eu sei bem o que vc. sente, morar na capital do Brasil e não encontrar nada, ter sempre que recorrer a outras cidades... Morei em BSB por 10 anos!
Eu comentei em outro fórum que em uma loja aqui de SP eles iam ter a cola p/ scrap, acid-free. Talvez eles mandem por correio, mas talvez possamos combinar de algum "portador" levar a cola p/ vc. Ocasionalmente eu tenho parentes indo e vindo de Brasília, quem sabe não mando por eles??? Me diga o que acha, ok? :wink:
Beijos
Biba
Ju Vilela
14-05-2004, 10:37
Oi...
Achei a cola de papel de parede CMC em Brasília...
Me disseram que não é preciso nem colocar o fungicida, desde que não seja armazenado em local muito umido e tal...
A cola pronta, já diluida, com validade de 3 meses está cerca de 20,00 500g e se comprar só o pozinho para diluir fica cerca de 15,00 100g que rende 10 lts, mas aí tem que fazer de pouquinho em pouquinho se não estraga...
Encontrei um "representante" da Casa do Restaurador, vou ver o que ele tem aqui...
Bjos
Angelica
14-05-2004, 10:46
Que bom Ju, você ter conseguido, eu também consegui assim 100gr de pozinho por R$ 15,00.