Ver Versão Completa : Sem medo de perguntar
Silvia Regina Assumpção
13-06-2004, 08:14
olá, pessoal!
As vzs ainda fico meio perdida . São muitas informações preciosas de gente que sabe tudo, mas não quero ter vergonha de perguntar. Então, lá vai: Posso usar goma arábica para colar as fotos nas minhas páginas? Me lembrei dessa cola (a que se vê nos correios) pois qd trabalhava com estamparia em tecido, em 89, aqui em Salvador era super difícil achar guta para isolar uma cor da outra e meu pai sugeriu que eu usasse a :idea: goma arábica pq depois poderia ser lavada. DEU CERTO :!: :!: Então, sempre penso que deve haver uma alternativa prá tudo
Esse fim de semana tive que fazer duas páginas para minha filha e meu filho darem de presente aos devidos namorado e namorada, e usei aquela cola do rótulo azul. Era a que eu tinha na hora e não deixei de fazer por isso, e depois, foram as minhas primeiras páginas.
Ficou legal, mas o papel ficou meio inchadinho, sabe? Hum... não gostei muito por isso, mas...
Vamos lá, se puderem me ajudar... Que tipo de cola usam para suas colagens :?:
Um beijão
Silvia
Oi Silvia
a cola acho que talvez seja a maior dificuldade de nós brasileiras para o scrap, pois nem a goma arábica e nem a cola de rótulo azul servem para as fotos, e nem para os enfeites das páginas.
As colas indicadas são importadas, mas me parece q uma loja em são paulo tem dessas colas pra vender.
Eu uso fita adesiva dupla face, da 3M que testei com minha caneta de ph e não acusou acidez.
Beijos
Muni
Eu de novo...
dá uma olhada nessa página
http://www.scrapbookbrasil.com/comunidade/showthread.php?t=769
é justamente sobre cola.
Beijos
Munira
Silvia Regina Assumpção
13-06-2004, 11:42
Valeu, pessoal! Vou tentar achar outras opções e pesquisar tb, pois deve haver alguma alternativa "brasileira" para o caso.
Perdoem minha ignorancia no assunto, mas estou dando os primeiros passinhos.
Um beijão à todas!
Silvia
Fernanda Marini
14-06-2004, 12:18
Olá meninas... então esclarecendo uma dúvida minha... não dá para usar qualquer cola em qualquer parte da página, ok? Nem nas fotos e nem nos enfeites, molduras e detalhes?
Tb estou procurando cola para comprar... já vi as marcas mas não acho em nenhum lugar... aquela cola para decoupage da Acrilex serve? Me ofereceram em um lugar que vende material e dá cursos de decoupage.
Beijos para todas
obs.: a técnica da marmorização está sendo testada em tinta acrílica... vamos ver se dá certo, aí eu passo para vcs usarem em seus álbuns. De qualquer forma vou preparar um passo a passo da técnica correta em tinta à óleo para usar em outros locais.
Sandra Lima
14-06-2004, 12:34
Oi Fe
Para fazer marmorizacao com tinta acrilica, bato no liquidificador CMC + Agua e deixo descansar. Vira um gel. Dai fica facil "pingar" a tinta acrilica diluida em cima dessa base. Ela se alastra mas nao dilui no gel.
Foi assim que eu aprendi e tem dado certo ate entao...
Bjs
Sandra
Regiane Torres
14-06-2004, 09:16
oi munira :lol:
essa fita dupla face da 3M é nacional? :?:
no caso voce testou por nao conter inforfações sobre a acidez?
beijinhos,
regiane
anapaula rocha
14-06-2004, 09:37
bons dias a todas!
a fita da 3M e nacional e e acid free.
E a fita que eu uso aqui no canada tambem!
beijos
anapaula :D
Fernanda Marini
15-06-2004, 03:36
Oi Sandra, obrigada pela dica do cmc... que diferente... desse jeito eu nunca fiz. Realmente a tinta acrílica direto na água não dá certo, pois ela dissolve muito rápido e não fixa no papel.
Como disse, estou fazendo um passo a passo da técnica com tinta à óleo e aí eu mando para todas, ok?
beijinhos e obrigada mais uma vez
Oi Sandra
Socorro!!!!!!!!!!
Passo a CMC preparada no papel e ai???????
Poderias explicar um pouco melhor a marmorização de que falas?
Desculpe-me a pergunta básica, mas é um caso crônico de analfabetismo em pintura.
Bjs
Lili :P
Sandra Lima
17-06-2004, 11:35
Oi Lili
O CMC nao e para ser passado no papel e sim para encorpar a agua: ou seja, voce vai fazer mais ou menos um gel.
Faca o seguinte: Misture uma colher de sopa rasa de CMC em 1 litro de agua e bata no liquidificador ate dissolver bem. Coloque a mistura num pote (tipo os de sorvete) e deixe descansar por uma 3 /4horas. Voce vai ver que depois disso, essa "agua" fica com uma consistencia parecida com um gel.
Para marmorizar o papel, voce coloca essa mistura numa forma de plastico retangular nao muito funda (tipo forma de bolo ou daquelas que normalmente se usa na cozinha, sabe?), de modo que seja um pouco maior que o tamanho da folha que vc vai trabalhar.
A tinta acrilica e diluida na agua para baixar um pouco a consistencia. Ela deve ficar mais aguada, mas nao completamente rala/transparente. Selecione as cores de tinta com que voce vai trabalhar.
Dai e so pingar a tinta acrilica em cima desse gel que vc preparou. Faca isso com ajuda de um pincel, conta-gotas, ou qualquer coisa semelhante. Depois e so depositar / deitar a folha de papel em cima disso. Tudo o que estava em cima do gel, e tranferido para a folha.
Tenha cuidado de colocar uma extremidade do papel primeiro e aos poucos, va deitando o meio da folha ate chegar a outra extremidade. Se voce coloca a folha direto (toda a superficie junta), voce corre o risco de permitir a formacao de bolhas de ar. Na marmorizacao, bolhas de ar significam "buracos" sem tinta no meio do seu papel. Portanto, alem desse cuidado basico na hora de colocar o papel, evite qualquer movimento no gel que produza as bolhinhas de ar.
Para criar movimentos interessantes, depois de voce pingar a tinta e cima do gel, pegue um palito de churrasco/espetinho, por exemplo, e va desenho no gel, ou seja, va fazendo movimentos aleatorios, de forma que cada cor misture/interfira na outra.
Outro efeito legal pode ser dado espirrando a tinta o inves de pinga-la. Isso siginifica que voce vai ter mini pingos de varias cores. Isso opde ser feito com o auxilio de uma escova de dentes (mergulhe na tinta, passe o polegar puxando as cerdas, pois quando elas forem "escapando" a tinta sera respingada no gel).
Bom, espero que tenha dado para entender.
Se nao ficou claro, pode perguntar :wink:
Bjs
Sandra
PS - nesse link, voce vai conhecer um monte de efeitos que podem ser criados com a essa tecnica. E um trabalho maravilhoso!
http://members.aol.com/_ht_a/marbling/28Examples.htm
SOLANGE C P MARQUES
18-06-2004, 09:24
Parabéns Sandra,super bem explicado,é assim mesmo que eu faço as minhas marmorizações e eu não condeguiria explicar melhor do que isso nunca!
Beijos
Sô
Virgínia
18-06-2004, 07:32
Que aula Sandra! :D
Adorei a dica :wink:
Beijos,
Virgínia
Genial.
A explicação ficou maravilhosa!!!
Consegui entender tudo muito bem.
Vou tentar fazer este final de semana.
Muito obrigado pelo socorro.
Sandra você é 1000...
Beijos com afeto.
Lili :P
Silvia Regina Assumpção
18-06-2004, 08:43
Sandra,
Sua aula foi 10! Vou tentar. Estou criando coragem.
Só preciso saber uma coisa: CMC é o mesmo pó que se usa para marmorizar tecido? Onde posso achá-lo?
Ah, visitei o site. é maravilhoso!
Parabéns!
Silvia
Sandra Lima
18-06-2004, 10:50
Oi Silvia
Nao sei se o CMS tb e usada para marmorizar tecido... Infelizmente, nao conheco essa tecnica
Eu compro CMC em farmacia de manipulacao. Mas acho que deve vender em outros lugares, como lojas de materiais para artesanato ou algo do genero.
Beijos
Sandra