PDA

Ver Versão Completa : Papel acid free

Janice I. Dantas
14-06-2004, 01:24
Oi gente,

Acabei de enviar uma mensagem me apresentando, e já estou aqui procurando ajuda sobre papéis acid free.

Já li as mensagens nesse fórum a respeito e também os artigos sobre preservação, porém achei uma contradição entre eles.

No artigo do forum, recursos, há uma lista sobre papéis ácidos entre eles o Color Plus. Tudo bem, só que mais abaixo num link para ler um artigo da própria Canson sobre Papéis artísticos, onde há a versão em português e inglês, na parte sobre PH, a Canson diz que "Todo papel Canson é genuinamente acid-free com PH acima de 7. " Isso não inclui o Color Plus e todos os outros? fiquei com esta dúvida.

Aguardo vocês.
Com carinho,
Janice

Claudia Madruga
14-06-2004, 01:47
Oi Janice,
Todo papel que tem um pH 7 é neutro e acima é alcalino, portanto são acid-free. Os papeis ácido tem pH em torno de 4,5-5,0.

Espero ter ajudado a resolver sua dúvida.

Aqui no Brasil não temos só os papeis da Canson, procure por papeis neutros ou alcalinos.
Normalmente tem alguma referencia sobre a acidez nas embalagens.

SOLANGE C P MARQUES
14-06-2004, 03:06
Oi Janice
O colorplus não é da Canson que eu saiba. A Canson tem uma linha muito semelhante ao Colorplus que é a linha Vivaldi,mas esse também não é acid free,algumas pessoas já testaram e passaram a informação.

Janice I. Dantas
14-06-2004, 07:16
Obrigada pessoal. É mesmo, a Canson tem a linha Vivaldi. que pena que ele não é acid-free.
Beijo