PDA

Ver Versão Completa : Criando Gabaritos

Claudia Waller
25-06-2004, 12:39
Gente testei uma maneira de fazer gabaritos e como deu certo, estou repassando.
Sabe aqueles gabaritos com figuras geometricas, letras, etc, que a gente compra para contornar com lapis no papel e depois recortar e colar nas paginas ou entao pintar por cima? Eles normalmente nao sao muito baratos e dá pra fazer em casa. Outra boa noticia é que a gente acaba reciclando um material que nao é biodegradavel. A ideia nao foi minha, foi de um professor na faculdade que ensinou para fazermos desenhos de pontes...
Vamos lá, vc primeiro tem que escolher o motivo: letras de alfabeto, quadrados, circulos, flores, etc. Em revistas de artesanato, ponto cruz, etc, podemos achar muitos riscos bacanas. Pega aquele plastico de radiografia usada (vai juntando da familia, pais, avós, amigos) que vc nao vai precisar mais (em alguns hospitais talvez consiga, mas nao é certeza) e deixa na agua sanitaria alguns minutos, até vc ver que ficou transparente. Enxagua apenas com agua, bastante agua, seca e copia o risco pra placa, ela vai ficar totalmente transparente, entao é facil copiar. Depois disso é só vazar o modelo. Nao use tesoura, use o estilete apropriado (aqueles de scrap, com a ponta fininha) eu uso um bisturi (roubei todo o material de cirurgia do meu marido), ele é ótimo pra isso, mas precisa ter muito cuidado pra nao se cortar, treinar antes em alguns papeis, pois ele é muito afiado e escorrega um pouco no papel se voce nao tiver muita firmeza. Entao é isso, já está pronto seu gabarito. Com ele, como já disse voce faz as figuras usando lapis e depois recorta. Nao dá pra recortar o papel direto do gabarito usando estilete pq a folha de raiox nao é suficientemente grossa pra isso, vc acaba cortando tambem o gabarito. É necessario vc marcar antes.
Esses gabaritos sao tambem chamados de Stencil, sinalizadores, marcadores, etc, e é muito usado tambem para pintura.
Espero ter ajudado,
Beijos,
Cacau

Daisy Olivier Vilela
25-06-2004, 01:09
Cacau,

Que dica ótima!!! :D

Já vou por de molho umas radiografias que tenho e fazer estes gabaritos....

Garota esperta!!!!! :wink:

Bjs,

Renata
25-06-2004, 01:47
Olá Cacau!

Adorei a dica!
Agora já sei o que fazer com aquele monte de radiografia que só fica ocupando espaço em casa!

Beijinhos

Renata

anapaula rocha
25-06-2004, 03:18
Otima ideia claudia!
maneira legal de reciclar ne??
beijos anapaula :D

Fernanda Marini
25-06-2004, 03:30
É isso aí Claudia... vamos reciclar...

esta dica eu já conhecia das velhas aulas de pintura em tecido.

tem um outro material que pode ser usado tb, mas é descartável (usa uma vez e joga fora) é uma pelicula azul que vc cola no papel, recorta com a xacto e pinta por cima (não borra os lados).
Esta técnica chama-se máscara. Vou pesquisar direito o nome desta película, depois mando para vocês.

beijocas

Liliane
25-06-2004, 11:13
Muito legal esta dica...

Vai já para as minhas anotações...
bjs

Lili :P

cristiannedias
27-06-2004, 06:12
Oi Cacau,

Nossa, me lembrei da época em que eu usava as radiografia passadas na água sanitária para fazer piscinas em maquetes. :D
Adorei a dica!!!
Com certeza é uma ótima forma de reciclar as radiografias e economizar um pouquinho.

Beijos,
Cris :D

gicamargo
28-06-2004, 11:15
Oi gente!
A dica do Raio-X na água sanitária é muito legal. Vou tentar.

Eu e a Janice já fizemos uns gabaritos usando aquele plástico transparente que se usa para encadernar cópias com espiral. Sabe qual é? Tem plástico colorido (preto, azul, verde) no fundo e geralmente a capa é transparente. Dá pra reciclar de encadernações velhas ou comprar a folha plástica. Compramos as nossas no mesmo lugar que compramos os espirais para encadernação.

A técnica para o corte e os detalhes para uso são os mesmos que a Cacau colocou na mensagem dela.

Beijinhos
Gi

Branca
28-06-2004, 11:48
Adorei a dica. Vou procurar as radiografias velhas e também as capas para encadernações.
bjs
Branca