Ver Versão Completa : Material para iniciantes
Marcia Massotti
21-07-2004, 10:02
Oi Pessoal...
Estou cada vez mais apaixonada pelo scrapbooking. Por enquanto, tenho feito apenas pesquisas e lido as informações do site! Vocês são demais mesmo... Sempre com alguma dica interessante para passar para os adoradores de scprapping.
Após essa fase de pesquisa,gostaria de começar a comprar os materiais necessarios... Papéis, adesivos, tags, cola, estiletes... Enfim, tanta coisa!
Será que vocês já possuem uma lista do material necessário para os inciantes dessa técnica? Procurei no site mas não encontrei... Se algupem puder me dar uma dica, adoraria...
Obrigada,
Marcia Massotti
Marcia
Que bom que você vai começar tenho certeza que acabará virando um vício. :wink:
Em recursos você encontrará a sua resposta o link é:
http://www.scrapbookbrasil.com/resources/showarticle.php?fldAuto=19&faq=3
Fá
Fernanda Marini
21-07-2004, 11:13
Oi Márcia,
a lista de materiais para iniciantes fica no tópico de artigos em recursos.
beijocas
Sandra Lima
21-07-2004, 11:00
Marcia
Esse link que a Fe passou para voce e muito legal e tem tudo o que vc precisa.
No comeco, eu me empolguei e comprei milhoes de adesivos, tesouras que fazem cortes decorados, mil furadores... e hoje, eu nao uso quase nada disso nas minhas paginas. :?
Entao, eu encorajaria voce e investir nos materiais basicos primeiro ate voce identificar o seu estilo e saber melhor quais materiais complementares voce deve comprar. :wink:
Bjks
Sandra
:D :D :D
Oi Sandra!
O que voce disse aqui foi a mesma coisa que Ro disse pra mim... "mae, antes de comprar qualquer coisa para scrap fala comigo primeiro... eu vou te dizer o que voce vai usar muito ou nao..." :D
E eu nao compro nada sem antes falar com ela agora...
Beijos,
Julia
www.myclipartcorner.com
Dani Pasca
22-07-2004, 09:14
Márcia,
O que a Sandra e a Júlia falaram é a mais pura verdade. Se usei miinhas tesouras decoradas mais do que três vezes, é muito.
Comece pelo básico. Tem uma revista americana (a Simple Scrapbook), que publica sempre uma lista de material básico. Eles sugerem:
- tesoura (pequena, e de corte normal)
- régua
- caneta
- lápis e apontador
- cola (acid free)
- uma mini guilhotina
Além disso, recomendo
- Papel colorido (faz um pequeno estoque, pois nunca sabemos que foto pode aparecer)
- borracha
- estilete
- mesa de corte
Por fim, uma última dica. Compre furadores somente de formas básicas (círculo, quadrado, sol, coração, estrela, flor, etc.), pois com estas dá para variar bastante o uso.
Espero ter ajudado.
Beijos,
Dani
Carla Cavellucci Landi
22-07-2004, 11:12
Qdo tive meu ateliê tive a grande chance de compraf da Tok e Crie com preço de atacado.
Se eu soubesse antes... hoje tenho furador de macaco :? de lua tenho uns dois :? :? de papai noel :? :? :? 9nem papai noel parece)... tudo bem que eu trabalhava com crianças, mas... o que vou fazer com um furador de macaco????? :?
Hoje eu sonho com os furadores redondos, quadrados (os gigantes, principalmente) e NÂO TENHO!!!!!!!!!!
Furador tem que ser de forma básica, mesmo...
A lista da Dani é a básica da básica, mas com ela vc faz qualquer coisa, o que vc precisa ter variado e de qualidade são os papéis - sempre acid free, lembre!!!!! Vegetais, estampados, lisos, artesanais, mais encorpados, mais finos....
Tbm sonhava com os ilhoses e até hoje só usei uma vez, mas se tiver verba disponível, compre mas os redondos, são ótimos para prender vegetal e são um ótimo detalhe.
Nessa listinha eu acrescentaria tbm os chalks, estou apaixonada por eles. E os brads.
Não compre enfeites por achar bonitinho. Deixe pra comprar enfeites qdo realmente for precisar, ou eles correm o risco de ficar na sua gaveta. Invista nas ferramentas e na variedade de papéis.
Boas compras!
Marcia Massotti
23-07-2004, 05:46
Meninas!
Muito obrigada pelas dicas...
Comprei alguns papeis, uma regua, uns adesivos lindos e uma fita dupla face acid free para colar as fotos!
Vou fazer algumas páginas para treinar um pouco e descobrir o que me encanta mais...
Encontrei um site na net maravilhoso. Não sei se vocês já conhecem pois ainda não consegui ler todas as mensagens, mas vai a dica: www.scrappix.com :wink:
Bjos.
DaniDani
23-07-2004, 06:17
Oi, Carlinha
Os chalks estou providenciando agora porque o efeito esfumaçado é maravilhoso. Mas os brads... não sei o que é. Pode me dizer?
cristiannedias
23-07-2004, 06:29
Oi Dani,
Brads são as bailarinas (com duas perninhas) tipo aquelas que vendem em papelarias. Eles podem ser de vários formatos e cores, e basta furar o papel para colocá-lo nas páginas ou cartões.
Beijos,
Cris :D
Sandra Lima
23-07-2004, 06:56
Oi Dani
Algumas pessoas, tambem chamam isso de "borboletas" :wink:
Bjk
Sandra
Carla Cavellucci Landi
23-07-2004, 06:56
:oops: :oops: :oops: :oops:
Desculpe, Dani!
A Cris te explicou, e aqui em SP é conhecido tbm por colchete. Tem na Kalunga, mas dos maiores, custa baratinho. No kit do time de design vieram uns pequeninos e muuuuuuuuuuito lindos, simples, mesmo, mas maravilhosos. Existem uns enfeitados com florzinha, etc... e tanto os pequeninos qto os enfeitados vc encontra nas boas lojas do ramo (de scrap, claro) :wink:
DaniDani
26-07-2004, 08:53
Meninas,
Eu conheço como colchetes. Lembro-me até de um indiozinho que montei (na época de escolinha) com esses colchetes, desta forma ele poderia mexer os braços, pernas, tudo... Um barato.
Eu só conheço um tipo. Não sabia que havia com dezenhos, nem coloridos. Fiquei muito feliz em saber, vou adorar trabalhar com brads. :wink:
Valeu novamente. Vocês são o máximo!
gicamargo
03-08-2004, 05:36
Carla
Vi você falando sobre furadores que não tem muita utilidade. Concordo com você, mas às vezes vejo os furadores de uma forma um pouco diferente.
Tenho MUITOS furadores, já perdi a conta, mas devem ser mais de 100, com certeza (grandes, pequenos, gigantes, minis,...). :mrgreen:
O lance é que eu não uso os furadores apenas para aquilo que eles foram desenhados. Use sua imaginação. O furador do cálice de vinho, por exemplo, se você virar de cabeça para baixo vira um vaso de flores!
Uso os furadores para PUNCHART (montagem de figuras com ajuda dos furadores). Imaginação é o que vale! :lol: O rabo do peixe pode virar o bigode do Papai Noel. O ursinho, se a gente cortar as orelhas, vira um neném careca!!! Com os pés eu faço sapatilhas, pernas de outros bichinhos, orelhas para cachorros,...
Dê uma olhadinha na galeria da minha irmã, a Janice. Ela colocou lá alguns dos nossos trabalhos.
Deixe a imaginação rolar e procure olhar as formas dos furadores com outros olhos. Talvez você consiga usar seu macaco de seu Papel Noel de outra forma.
BJK
Gi
Carla Cavellucci Landi
03-08-2004, 06:48
Gi,
Obrigada. Já vi muitos trabalhos feitos dess forma, acho realmente fantástico como às vezes a gente olha e não vê :shock: , e tem gente que olha e enxerga longe... 8)
Mas eu te garanto que ESSE papai noel que tenho é duro de roer :mrgreen: acho que posso usá-lo para mostrar as poças disformes no chão após um dia de chuva de...macacos :mrgreen: :mrgreen: ...
Virou desafio. Prometo tentar e mostrar pra vcs SE eu conseguir algo... que não seja o óbvio (macaco = macaco).
Bjocas! :wink:
anapaula rocha
04-08-2004, 01:52
material basico!
fotografia
adesivo acid free pra fotografia
cola acid free
papel cardstock acid free
tesoura
estilete
placa de corte
folhas plasticas pra proteger o trabalho depois de feito
caneta acid free
Esse o material basico!
Embora nao pareca assim no Brasil... o cardstock e o material mais fundamental pra o scrap . Sem ele nao existiria a gama de produtos que esixtem hoje. As designer baseiam-se nessa diversidade de cores de cardstock acid free pra feitura de papeis decorados, adesivos e outras coisas mais... Logo a importnacia dele e primordial!
Beijos
anapaula :D
Flor Beck
10-08-2004, 11:52
oi pessoal,
Ana Paula obrigada por defender o cardstock.
Viva o cardstock!!!
E muito mais facil montar uma pagina usando cardstock ,a variedade de cores e texturas sao tantas, que muitas vezes dispensa o uso de papel decorado.
Tambem tenho de defender o ponto do material ser sem acido.
A carla esta certissima, sua historia (scrapbook) e "priceless".
Todas essas extras "coisinhas que colocamos na pagina estao la somente para dar apoio ao personagem principal, que e a foto.
as vezes ficamos tao emplogadas com o momento que como diz minha mae, "emperiquitamos" tanto a pagina, que quase nao da para ver a foto.
Flor
Ana Paula e Flor Beck:
O que é o cardstock?? :oops:
Bj
Sofia
Oi Sofia,
Papel "cardstock" é papel com uma gramatura bem maior que a de uma folha de papel comum. O cardstock geralmente possui gramatura a partir de 180 (gramas/metro2) para cima.
Abraços,
Marcio :D
Adriana Hollenbeck
11-08-2004, 12:16
Carla,
Já vi numa revista MEMORY MAKERS uma proposta de construção de página com inspiração em obras de arte.
Quem sabe o seu Papai Noel não vira algo meio surrealista?
Se Salvador Dali não resolver o seu problema, tente o expressionismo de Edvard Munch e coloque seu Papai Noel bem na mira do quadro O GRITO!
:)
Mas, brincadeira à parte, fica a dica do trabalho com inspiração nos nossos mestres.
Dá pra fazer coisas lindíssimas!
Acho, inclusive, que deveria haver mais coisa em Scrapbook com base nisso...
Coleções de backgrounds, eyelets, tags e stickers com inspiração em Van Gogh (imaginem os amarelos!!!), Monet, Renoir, Picasso, Portinari... enfim...
Lá vou eu e minhas idéias malucas!
Beijocas!
Dri
Fernanda Marini
12-08-2004, 10:55
Oi Adriana,
Acho essa idéia dos mestres simplesmente o máximo... eu sou apaixonada por história da arte... fiz um trabalho de conclusão de curso sobre cores inspirada no Van Gogh...
Agora fico imaginando as minhas páginas passeando por Giverny, nas telas do Monet... Dançando com as bailarinas do Degas... ah... que viagem...
beijos
Marcia Massotti
16-08-2004, 11:12
Olá!
Obrigada pelas respostas... Já estou com minhas ferramentas iniciais compradas e começando meus primeiros trabalhos com Scrap!
Anapaula, o cardstock é utilizado para fazer a capa de nosso trabalhos? Qual a diferença dele para o Mi Tienes, por exemplo?
Obrigada,
Marcia Massotti
cristiannedias
17-08-2004, 04:09
Oi Marcia,
Legal saber que vocês está iniciando suas primeiras páginas de scrapbooking!
Não deixe de nos mostrar depois que elas ficarem prontas não, tá?!! :wink:
O cardstock é o papel liso (alguns possuem textura) usado para as páginas de scrapbooking. Como a Anapaula e a Flor falaram, ele é o elemento principal para a elaboração das nossas páginas. No Brasil é comum usar o Mi teintes, o Fabriano ou outro papel livre de acidez.
Já o papel usado para a capa dos álbuns é o papelão ou, como eu costumo chamar o papelão branquinho, cardboard.
Beijos,
Cris :D
Jack Vaz
08-08-2011, 10:54
E os chalks o que são? e como usar?
Carla Cavellucci Landi
08-08-2011, 11:36
Oi, Jack,
Chalk eh a palavra em ingles para giz (inclusive o de lousa)
O chalk que voce ve o pessoal comentando que usa em scrapbooking e arte em papel eh o giz pastel seco (porque tambem existe o oleoso, mas esse nao se deve usar em scrapbooking, somente em mixed media), e a apresentacao dele lembra um estojo de sombras de maquiagem, mas varia conforme a marca
http://create-cdn.northridgepublishing.com/wp-content/uploads/2010/08/decoratingchalk24colors.jpg
Para aplica-lo voce pode usar o aplicador de sombra mesmo (alguns estojos de chalk ate ja vem com um ou dois), algodao ou o dedo (se bem que o dedo tem gordura e nao eh muito recomendado) :D
No Brasil voce encontra talvez com mais facilidade o giz pastel seco tradicional, em bastao. Algumas lojas de material artistico vendem inclusive cores individuais.
http://ecx.images-amazon.com/images/I/5185DRBBETL._SL500_AA300_.jpg
Nesse caso, eh legal vc dar uma "raspada" no bastao para usar o pozinho dele.
ja falamos do assunto aqui tbm (http://www.scrapbookbrasil.com/comunidade/showthread.php?11079-Como-usar-o-chalk&highlight=chalk), se vc quiser dar uma olhada, e aqui (http://www.scrapbookbrasil.com/comunidade/showthread.php?9183-chalk&highlight=chalk)
E tbm ha um video na Scrapteca, que eh a area onde voce encontra varios artigos :D: http://www.scrapbookbrasil.com/content.php?52-video-6-Usando-Chalk
A Colorbox possui uma carimbeira chamada "Fluid Chalk", ela nada mais eh que uma carimbeira mais "seca" - mas o efeito dela eh mais forte que o chalk tradicional. Eu gosto delas para sombrear as bordas do papel.
http://dyn-images2.hsni.com/is/image/HomeShoppingNetwork/pd300/colorbox-fluid-chalk-palette-inkpad~4405268w.jpg
Obrigada por sua pergunta! :D
cristiannedias
09-08-2011, 05:45
Eu adoro essas carimbeiras fluid chalk da Color Box!
O efeito que ela dá aos trabalhos fica lindo!
chrismmaia
12-09-2011, 02:47
Meninas, já encomendei minha listinha básica de materiais. Por enquanto só comprei a base de corte, a cola, dobradeira e alguns furadores básicos e um de cantoneira (não se preocupem que não comprei furador de macaco e nem de papai noel, viu Carla, ou qqer outra figura não muito básica). Régua de metal comprarei por aqui mesmo e estilete comum tenho em casa. Pensei em comprar o estilete de precisão, mas só comprarei qdo sentir necessidade e de preferência com cabo emborrachado (neuras de fisioterapeuta kkkk). Ainda faltam os papéis que deixei para a próxima compra e outras coisinhas, pois quero ir comprando de acordo com a necessidade.
bjos
Luciana Murta
12-09-2011, 02:55
Que delícia Chris! Estilete é melhor de cabo emborrachado mesmo, eu tenho mais de um, mas só consigo usar o emborrachado, que é muito mais confortável, ou o de dedo da Fiskars. Agora é só esperar e por a mão na massa! :D
Carla Cavellucci Landi
12-09-2011, 04:29
Meninas, já encomendei minha listinha básica de materiais. Por enquanto só comprei a base de corte, a cola, dobradeira e alguns furadores básicos e um de cantoneira (não se preocupem que não comprei furador de macaco e nem de papai noel, viu Carla, ou qqer outra figura não muito básica). Régua de metal comprarei por aqui mesmo e estilete comum tenho em casa. Pensei em comprar o estilete de precisão, mas só comprarei qdo sentir necessidade e de preferência com cabo emborrachado (neuras de fisioterapeuta kkkk). Ainda faltam os papéis que deixei para a próxima compra e outras coisinhas, pois quero ir comprando de acordo com a necessidade.
bjos
hahahahahahahahhahahahahaah!!!! Vc ressuscitou o macaco!!!!!!! :D
chrismmaia
13-09-2011, 01:37
hahahahahahahahhahahahahaah!!!! Vc ressuscitou o macaco!!!!!!!
Para vc ver como leio tudo com bastante atenção aqui, para aprender direitinho!! hahahaha
chrismmaia
13-09-2011, 01:55
Carla, tenho curiosidade para ver o famoso furador de macaco, que é tão comentado em vários tópicos.
Sempre que faço alguma pesquisa em que alguém fala de furadores, lá está o furador de macaco marcando presença. hahaha
Márcia Wakana
13-09-2011, 03:41
Muito bom lembrar a história do furador de macaco!!!hahaha
chrismmaia
14-09-2011, 11:28
Acabei de receber o código de rastreamento da minha compra, foi postado ontem. :D :D :D
Agora vou ficar feito uma neurótica rastreando o pedido, pra ver se está chegando.kkkk
Essa ansiedade ainda me mata!!
chrismmaia
19-09-2011, 01:38
Gente, minha encomenda chegou!!! Foi mais rápido do que eu esperava.:clap::clap::clap::clap:
Agora já tenho cola acid-free, base de corte, dobradeira e 3 furadores. Mas ainda faltam os papéis!!!
Só que eu não estou conseguindo destravar o furador de cantoneira huahuahuahua
Beijos
chrismmaia
19-09-2011, 01:40
Ahh consegui tirar a trava!!! Estava com medo de quebrar!! Só eu mesma!!
Bjos
Luciana Murta
19-09-2011, 01:50
Que bom Chris!! É uma delícia, né? :D Eu tb recebi uma encomenda hoje que nem acreditei, primeiro pq não fui taxada (na compra anterior na mesma loja tinha sido taxada :( ) e segundo pq mesmo com a greve chegou rapidinho!
Agora quero ver suas produções, viu? Enquanto não tem papel você pode imprimir algumas estampas de kits digitais free. Aproveite, divirta-se aí! :D
chrismmaia
19-09-2011, 02:03
Lu, estou doida para começar!!!
Já pensei mesmo em imprimir os kits digitais, enquanto não compro os papéis decorados. Tenho vários que baixei, fora os que tem aqui na loja de revelação dos meus irmãos. Qual a gramatura mínima ideal do papel, para eu imprimir?
Bjos, Chris
Luciana Murta
19-09-2011, 02:07
Ih Chris, não tenho muita certeza... mas acho que para papel que vai só decorar (que não vá ser o papel de base) até o de 90g fique bom. Se for para colar coisas em cima, acho que o mínimo seria 120g.
chrismmaia
19-09-2011, 02:19
Então vou comprar papéis de gramaturas mais altas para a base e um pacote de 90g para decorar.
Márcia Wakana
19-09-2011, 02:25
Que legal Chris!!!
É mesmo uma alegria qdo chegam as encomendas!!!!
Tb estou aguardando para ver suas produções!
bjs
chrismmaia
19-09-2011, 02:59
Morar onde o vendo faz a curva é um problema sério!!! Só encontrei papel 90g com textura, não tinha comum.
Já os de 120g e 180g tem de tudo quanto é tipo e cor. huahuahuaha
Luciana Murta
19-09-2011, 03:00
Compra tudo de 120 então! :D
chrismmaia
19-09-2011, 03:35
Liso, sem textura nennhuma, comprei o de 180g para servir de base. 120g só tinha com cor. Vou procurar depois em outra papelaria.
chrismmaia
19-09-2011, 09:14
Gente, vocês acreditam que meu irmão estreou minha base de corte antes de mim?!!! :lol:
Qdo expliquei pra ele a função da base, ele não acreditou que podia usar estilete nela e teve que tirar a prova. Coisas de homem!!
Já estou vendo que minha base vai ter que dar uns passeios de vez em qdo na loja, quando tiver que cortar lembrancinhas. Acho que vou juntar dinheiro e comprar um de presente pra loja. :mrgreen:
Carla Cavellucci Landi
19-09-2011, 11:05
hahahaha... eh assim mesmo, eles amam testar!
Mas eles nao tem la na loja uma base? Seria super util mesmo!
Carla Cavellucci Landi
19-09-2011, 11:05
E tendo loja vcs podem ate comprar com um preco melhor... vc eh de SP?
chrismmaia
19-09-2011, 11:21
E tendo loja vcs podem ate comprar com um preco melhor... vc eh de SP?
Carla, eu nem tinha pensado neste detalhe de loja poder comprar com preço mais em conta!!! Eu sou do interior do RJ.
Ah e eles não conheciam essa base. Só meu outro irmão que sabia da existência, mas nunca tinha visto uma e achava que só servia para costura e scrap. Vou providenciar uma pra eles, só tenho q saber quem vende pra loja com preço mais em conta.
Carla Cavellucci Landi
20-09-2011, 12:18
acho que teria que ser uma compra maiorzinha, Chris, uma peca so acho que ninguem vende, geralmente atacado eh preco minimo.
chrismmaia
20-09-2011, 09:06
acho que teria que ser uma compra maiorzinha, Chris, uma peca so acho que ninguem vende, geralmente atacado eh preco minimo.
Ah sim, com certeza!! Eu aproveito e compro coisinhas para mim hehehe e sempre vai surgir algum produto que pode ser vendável na loja. O negócio é pesquisar e ficar atenta ao que tem maior procura pelo público.
bjos
Lua Batista
22-09-2011, 11:16
Olá meninas...gostaria de agradecer pelas preciosas dicas e aproveitar para fazer duas perguntinhas:
1-Como faço pra escrever ?Tipo de caneta,ou em transparência...o que é melhor para o scrap durar mais?
2-Como é o nome daquele "anel metálico" que reúne as páginas do mini álbum e como/onde posso conseguir?
Agradeço desde já....
Beijinhos
Cris Cabrera
23-09-2011, 09:22
Oi, Lua
Aqui neste tópico (http://www.scrapbookbrasil.com/comunidade/showthread.php?7915-Que-tipos-e-marcas-de-caneta-podemos-usar-O-que-faz-cada-uma&highlight=stabilo)a Carla fala sobre algumas canetas.
Além das citadas lá tem também as da marca Bismark e as Uniball Signo que também são acid free.
Outra opção é imprimir seus textos em transparência.
Quanto ao anel metálico imagino que você esteja falando das argolas abre-fecha, na Artevia eu tenho certeza que tem, ams talvez você encontre em outros patrocinadores.
JULLYANE KELLEN MORAES
06-07-2012, 11:15
oi meninas adorei a dica de vocês acabei de entrar na comunidade e ja estou convencida que sou capaz e que não vou desistir, é que aqui na minha cidade não tem papeis pra eu iniciar meu trabalhos, mesmo assim vou procurar em outra cidade.
cheiro
Carla Cavellucci Landi
10-07-2012, 02:53
Jullyane, tente as lojas online, eh a melhor forma de voce ter o que procura.