Oi Cris!!
Amei a dica.
`Há muito tenho um liquidifcador velho quardado para isso, mas todas as receitas que eu encontrava era bem complicada.
Vou fazer, se der certo mostro para vc.
muito obrigada
um abraço
ZEZE
Oi Pessoal,
Quero passar para vocês uma dica que saiu na CK para fazermos nosso próprio papel artesanal. Nós podemos inclusive adicionar especiarias secas como óregano, sementinhas diversas, porpurina, além de termos os papéis em cores exclusivas. Mas o ideal é não usar as sementes e especiarias em nossas páginas de scrapbooking.
Para preparar o papel artesanal nós precisamos de restos de papel (pode ser liso, decorado, vegetal) de cores similares, uma moldura com tela, flanela ou perfex, um recipiente grande de plástico, liquidificador, panela, peneira, uma esponja e objetos planos e pesados.
Vamos colocar os pedaços de papel em uma panela com água e ferver por uns 30 minutinhos. Depois do papel fervido, vamos jogá-lo na peneira e lavá-lo com água fria. Depois batemos no liquidificador o papel com um pouco de água. Quando o papel já estiver batido, colocamos ele no recipiente de plástico cheio de água. Então, pegamos a moldura telada e colocamos dentro deste recipiente. A moldura deverá ser colocada na vertical e depois, levemente vamos deitando ela para que fique na horizontal. Essa moldura ficará cheia da polpa do papel. Vamos agora colocar a moldura sobre um perfex (em uma base plana) e passar a esponja bem de leve para retirar o excesso de água e remover o papel da tela. Coloque bastante peso sobre o papel e deixe-o por umas 24 horas para ficar bem lisinho e fino. Depois coloque o papel para secar e pronto, temos o nosso próprio papel artesanal.
Espero que vocês gostem da dica.
Beijos,
Cris![]()
Oi Cris!!
Amei a dica.
`Há muito tenho um liquidifcador velho quardado para isso, mas todas as receitas que eu encontrava era bem complicada.
Vou fazer, se der certo mostro para vc.
muito obrigada
um abraço
ZEZE
Cris, legal essa dica! Só um detalhe: para manter a qualidade do papel reciclado (acidez?) é legal usar somente restos de papéis acid free?
Carla Cavellucci Landi
Adorei as dicas Cris,
mais uma idéia pra eu testar!
Cris,
adorei a dica. Deixa eu mudar primeiro e terei mais espaço p/ novas experências..
Bjs,
Rê.
Oi gente,
De papel artesanal, eu entendo!! Vou dar algumas dicas para vocês:
Na verdade há duas qualificações: o papel pode ser artesanal, feito de fibras, folhas da natureza. Ex: Papel de sizal, folha de bananeira. Ou reciclado, onde são utilizados papéis já usados, ou restos de papéis. Ex: Papéis impressos, sobras de gráficas, cartolina.
No caso do papel usado, é ideal que deixe-o de "molho" na água por 24 horas, antes de bater a polpa no liquidificador. Isso serve para hidratar o papel, e vai dar a ele uma melhor qualidade.
Deve ser adicionado, também, o CMC, um tipo de cola que serve para impermeabilizar o papel.
Pode ser usado qualquer papel, mas há uma escala de qualidade. Um papel que já usei muito, e que eu adoro, é o kraft.
Sabe aquelas sacolas de padaria, onde eles colocam os pães? Elas, mesmas. Também podem ser usadas caixas de ovos. Sabe aquelas caixas de papel?
Enfim, há um vasto leque de opções, mas como já disse, a qualidade varia de acordo com o papel utilizado.
Caso tenham maior interesse, me mandem uma MP.
Bjs, Patty
Se preferir, a moldura poderá ter um gabarito, formado apenas pela madeira, do mesmo tamanho da tela, para que você tenha um tamanho exato de papel. Ele será colocado junto com a tela, no fundo do recipiente.
Também será necessário jornal velho, e flanelas. Será aonde você vai "virar" a moldura para secar seu papel.
Quanto maior o recipiente, mais cômodo será para trabalhar. Eu uso aqueles recipientes quadrados ou retangulares, grandes. Sabe aqueles que as pessoas colocam leite de sacola?
O ideal é que se use jornal ou flanela, que além de ser absorvente, é lisa. O perfex é quadriculado, e o seu papel ficará com a textura do pano onde for secado.
Quando você vira o papel sobre a flanela, a tela ficará virada para cima, certo? É aí que você vai usar a esponja.
Pressione a esponja sobre a tela, e vá tirando o excesso de água. Quanto mais você tirar mais rápido você poderá tirar a tela.
Para que seu papel fique liso e fininho é necessário prensá-lo. Uma prensa manual serve, mas caso não tenha, coloque os papéis na disposição horizontal, separados por flanelas, ou panos velhos, de preferência lisos, e coloque algo bem pesado em cima.
Para dar cor aos papéis, pode-se usar anilina, mas a cor não dura muito tempo. Há um corante específico.
Também podemos colorir naturalmente, usando casca de cebola, folha de bananeira ou buganvile (é assim que se escreve?).
Lembro que nada disso altera o ph do papel, que é neutro, se feito corretamente, pois o papel artesanal é feito com o mesmo cuidado que fazemos nossos scraps, e por isso são seguros.
É uma trabalheira e uma sujeira danada, mas o resultado final sempre compensa.
Bjs, Patty
Qdo fiz o curso de papel artesanal (0nde batíamos a folha colhida no meio da Av Dr Arnaldotinha um cheirinho HORROROSO) u dos corantes utilizado foi o açafrão. O papel ficava superamarelo.
Carla Cavellucci Landi
É legal, também, mas com o tempo essa cor vai saindo. Assim como a cebola.
A casca de cebola tanco dá a cor amarela, quanto um beje. Depende da forma q se coloca.
Olha eu vi num programa de scrap (DIY) na televisão q indicou botar bicarbonato de sódio na batedeira junto com o papel p/ neutralizar a acidez. N sei se isso resolve todos os problemas de acidez mas fica ai a dica.
Qto ao cheiro... A Carla tem toda razão. Aliás o cheiro me pegou de tal jeito q quase vomitei. Passei o resto do dia enjoada. Papel artesanal p/ mim só comprado.![]()
Bjs...
Rô
Bookmarks