+ Responder
Página 1 de 2 1 2 ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 10 de 19

Tópico: Journaling como cápsula do Tempo

1. Journaling como cápsula do Tempo

Oi Meninas

Antes de abrir um novo tópico sobre este assunto, dei uma breve olhada nos tópicos postados anteriormente para ver se não havia sido discutido anteriormente. Não encontrei, por isso perdoem-me se for repetitivo.

Como coloquei em dúvida, num outro tópico, se é legal ou não interferir na foto e acabamos iniciando a discussão de journaling, tomei a liberdade de abrir este tópico para falar de uma experiência minha de alguns meses atrás.

Estava "reorganizando" meus armários, quando dei de cara com um caderno, daqueles que adolescentes adoram usar, que contém uma trava e chave, no meio de um montão de coisas. Era um caderno que eu e o Odair compramos no nosso primeiro ano de namoro. Era o nosso diário. Lógico que a chave já não estava mais comigo. E por mais frágil que parecia, a bendita da trava não abria facilmente. Tivemos que quebrá-la. Ficamos curiosíssimos, pois muitos anos se passaram e não lembrávamos da maioria das informações escritas ali.

Cada página era um dia, relatando um evento, onde tinhamos ido, etc.

Mas estou abrindo este tópico para falar de journaling, não num sentido de "temos-que-escrever-o-journaling-porque-ele-é-importante", mas como devemos escrevê-lo.

Passamos uma noite maravilhosa, relembrando lugares que íamos e que não existem mais, que éramos capazes de fazer uma maratona de eventos num final de semana, etc...

Mas teve uma coisa que nos deixou decepcionados: a qualidade do journaling. A maioria das páginas estava em tópicos, frases curtas como fomos ao cinema e depois fomos comer pizza. Tem uma página, em especial que nos deixou muito chateados. Estava escrito alguma coisa assim (pois não lembro direito, estou sem o caderno agora): "depois daquela briga da manhã, conseguimos resolver tudo a tarde e ... passamos a semana inteira sem se falar por causa desta besteira... vamos ver quando ele vai me ligar!" Ficamos curiosos em saber porque brigamos, qual a razão de ter passado a semana inteira sem se falar, etc.

Eu acho que assim como foi na discussão das fotos, quando se faz um journaling para complementar a foto e remeter ao evento, podemos nos dar ao luxo de escrever breves bilhetinhos, ou usar palavras como tópicos nas páginas. Mas quando queremos usar um jounaling para realmente lembrarmos de como as coisas eram no passado, precisamos dar mais detalhes. Não precisamos escrever uma "novela", mas precisamos escolher a informação necessária que fará com que você se lembre do que realmente aconteceu. Como estou "trabalhando", o caderninho está em casa, não dá para eu dar mais exemplos, mas vou escanear algumas páginas para vocês verem.

Foi uma noite apaixonante; nossos olhos brilhavam, mas posso dizer que se o journaling tivesse sido escrito mais claramente, teria sido uma perfeita cápsula do tempo (foi escrito em 1986).

Chega de dar palpites, né? Caso contrário, virarei uma persona non grata!!!

Beijos,
    Cris

Registro
    03-03-2004
    Local
    Goiania / Go
    Images
    322

Re: Journaling como cápsula do Tempo

Outro topico maravilhoso Cris, a gente tem sempre a impressão que nossa memoria é de elefante, "... isso, não tem como esquecer..." , tem como sim, e normalmente esquecemos. Bem lembrado Cris,
    bjos

blog: scrapgoiania.blogspot.com

que nada, essa discussão que você abriu é muito boa!

eu tive uma sensação parecida recentemente, pegando minhas antigas agendas... algumas eram tão superficiais que mal dava para entender se eu tinha gostado ou não de ter ido onde fui. Outras no entanto, tinham uma riqueza de detalhes que nossa, era apaixonante. Parecia ler a vida de outra pessoa. Até pedaço da camiseta de um amigo, que se rasgou em um show, tinha. E eu me vi revivendo o momento em que a camisa rasgou, e o amigo me dando o pedaço rasgado. Lembrei de um monte de coisas daquele dia.

Quando eu faço journaling eu percebi que eu valorizo mais as sensações do momento do que as informações práticas, tipo, onde, como. Eu me centro nos Porquês. Mas isso as vezes fica vago... ainda preciso mexer nisso.
    Sarah Helena

4. Re: Journaling como cápsula do Tempo

É engraçado estar falando disso tudo agora, pois dá a impressão que eu estou praticando tudo isso há séculos e perfeitamente elaborado. Nada disso. Estou só levantando uns pontos que aconteceram comigo recentemente e eu estou me dando conta do valor da História. Nossa, do mundo, etc... Vai saber se um dia, o que a gente está escrevendo hoje não servirá como referência para alguém no futuro! Já pensou que chic??? ui ui ui

Bjs
    Cris

Estou achando essa colocações que vc está levantando muito corretas, Cris. Acredito que o scrap deva ser o mais bonito possível, mas ele não é só decoração! Devemos "contar a história". Então sim, devemos pensar sempre na qualidade dessa informação.

Vou acompanhar outras postagens de nossas colegas.
    bjs
    Lilian

Registro
    14-01-2005
    Local
    Diadema - São Paulo
    Images
    116

Cris, eu tb adorei o seu tópico, pois eu venho pensando muito nisso utimamente.
    Eu acho até que já comentei com algumas pessoas, sobre a minha "barreira" com a escrita e o scrapbook vem me ajudando muito a superar esse trauma, cada vez que faço uma pg e escrevo o journaling é como se fosse uma seção de terapia, me sinto feliz e claro, muito emocionada, fica uma sensação de dever cumprido, leio varias vezes e mostro p/ td mundo, o interessante é que eu estou conseguindo passar aquilo que estou sentindo, pois td mundo que lê tb se emociona !
    Acho que estamos no caminho certo, pois o album tem que passar exatamente os momentos e os sentimentos contido em cada pg, afinal é um " album de recordações"!!!!
    Tb vou acompanhar esse tópico de pertinho, pois tenho certeza que irão surgir comentários espetaculares!!!
    Beijos

Meninas esta discursão esta me alertando para que eu não cometa tb este erro. é muito importante deixar registros de nossa vida para gerações futuras,
    eu faço isso com um diário, e Cristiane levantando esta discursão e que eu vejo que muitas vezes eu escrevo de forma que só eu entendo. Vou corrigir isso.Muito obrigado por mais esta informação, vc são demais.
    Adoro este site e adoro vcs.
    Beijos Ilca.
    .Ilca Viviane

criandoarte2.blogspot.com

8. Re: Journaling como cápsula do Tempo

Adorei mais esse tópico, Cris!

Desde o início, jounaling p/ mim sempre foi fundamental. E olha que eu sempre fui pentelha nas aulas de Redação... hehehe
    Mas, mesmo as minhas primeiras páginas já continham texto e alguns bem grandes, inclusive.
    Qdo estou fazendo uma página, a parte que eu mais gosto é essa: escrever. As vezes, fica gigantesco e eu sou obrigada a resumir. Gosto de passar sensações, sentimentos, localizar aquilo no tempo. Pois qual será a vantagem de ter feito scrapbook por tanto tempo, se ao olharmos nossas páginas daqui 30 anos tivermos a mesma impressão que temos quando olhamos as fotos dos nossos avós?

Na minha humilde opinião, o objetivo de fazer scrapbook com suas fotos é o de preservar a história e não decorar. Claro, existem os dois lados. Estou só mostrando o meu... E para preservar é preciso contar, relatar... Caso contrário serão apenas fotos em páginas enfeitadas...

Sou um defensora do journaling e sempre serei. P/ mim ele e a foto andam juntas... Principalmente, um journaling bem feito!

Qdo compro livros de scrapbook, adoro ler os textos das pgs em exemplo. Alguns muito emocionantes e inpiradores...

Bjks
    Renata

Registro
    14-01-2005
    Local
    Diadema - São Paulo
    Images
    116

Rê, amei sua colocação!!!
    É exatamente isso, tb acredito que eles (foto e journaling) devam caminhar juntos e de mãos dadas
    beijos

Oi, Cris!

Adoro seus tópicos porque eles são bem reflexivos... É ótimo para nós!

Embora eu ame ler e escrever, tenho um problemão com o journaling... não consigo escrever bonito e em muitas páginas eu deixei de fazê-lo, deixando só um título...

Mas como a Cris e a Rê falaram, é essencial ter este tipo de registro, para nos lembrarmos com detalhes dos fatos, e não superficialmente...

Por isso, esse é meu grande desfio, escrever...Estou disposta a encarar, ainda + depois de ler este tópico.

Beijos, meninas!
    Adri

+ Responder
Página 1 de 2 1 2 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

1. OS FILHOS NÃO PODEM ESPERAR
    Por Fernanda Marini no fórum Outros
    Respostas: 9
    Última Mensagem: 11-07-2006, 03:17
  2. Como Nós Somos Unidos
    Por Cefisa no fórum Irmãos
    Respostas: 0