+ Responder
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 1 2
Mostrar resultados 11 a 19 de 19

Tópico: Journaling como cápsula do Tempo

Registro
    04-02-2006
    Local
    Salvador / João Pessoa
    Images
    52

Re: Journaling como cápsula do Tempo

Mais um tópico maravilhoso Cris!
    Concordo com VCS!
    O Journaling é pra mim 90% da emoção da página. E páginas sem emoção não tem o mínimo sentido!
    Pra mim, o Scrap não pode ser considerado apenas(como muitos pensam)como simples artesanato. Como a Re falou, a preservação de um momento está em primeiro lugar. E pra mim, este é o sentido de se fazer uma página de scrap.
    Não sei se é porque eu tinha dificuldade de falar o que sentia e aí escrevia tudo. Pra mim era mais fácil escrever o que estva sentindo, pois o papel era nunca me dizia nada, só escutava
    Beijos!
    Cacau Nóbrega

Oi Cris

Mais um tópico para ser acompanhado....
    Acho que o journaling é fundamental. Sou uma das que tem dificuldades de escrever, mas acho que estou melhorando com o scrap.
    Ontem mesmo estava fazendo uma página sobre a nossa páscoa deste ano e me preocupei em contar várias coisas, não só deste ano como das tradições que sempre tivemos na minha família. Gostei bastante do resultado.
    Quero me esforçar em cada vez mais fazer os journalings completos, porque coisas que achamos que NUNCA vamos esquecer com alguns anos esquecemos.
    Beijos

Fernanda

3. Re: Journaling como cápsula do Tempo

Tb adorei esse tópico, Cris!
    Como eu disse no outro tópico, estou organizando fotos minhas para fazer um álbum com todos os meus aniversários, pq essa é uma parte da minha vida que ainda não está registrada em scrap.
    Penso no álbum de scrapbook justamente como um diário, que vai contando a nossa história página a página.
    Eu gosto de escrever journalings, mas normalmente eu os deixo escondidinhos na página...
    É realmente importante que eles sejam bem escritos e que contenham informações suficientes para nos remeterem àquele acontecimento retratado na página, senão, acontece aquilo que a Re falou: a gente fica anos e anos fazendo scrap, mas sem conteúdo... e daqui muitos anos as páginas não nos vão lembrar nada.... seria muito sem graça, né?
    Bjinhos

4. Re: Journaling como cápsula do Tempo

Isso aí Cris, seus pitacos são excelentes para nos fazer refletir. Tbém sou da turma dos que tem dificuldades de escrever, pra falar a verdade tenho bloqueio com português desde a 5ª série, eu sempre fui um horror. Mas tento colocar jornaling na maioria de minhas páginas, justamente porque sempre li aqui no site a importância disto. Concordo que sempre achamos que não vamos esquecer, mas vou falar a verdade, como estou fazendo o álbum do meu filhote por meses, se eu demoro a fazer o do mês passado eu já tenho maior dificuldade de escrever, os dados a gente até lembra mas as emoções, os sentimentos precisam ser descritos na hora. Como muita gente tem dificuldade de fazer o journaling, devia existir um destaque, ou algo parecido, só para o journaling. Assim teria um enfoque maior e chamaria mais atenção das pessoas que estão entrando pro scrap agora, sei lá foi só uma sugestão...

Cris, penso exatamente como você. Bjs, Ro.
    A mão que nada oferece, nada pode receber!

6. Re: Journaling como cápsula do Tempo

Oi Ana

Eu fui do time da escola que odiava "redação". Quando tinha que escrever eu queria matar o professor. Mesmo nas páginas, percebo erros ortográficos, gramaticais, etc... mas se estamos falando de história, não interessa se você escreveu ç no lugar de ss. Seus familiares não vão prestar atenção nisso, estarão mais preocupados com o conteúdo do que com a forma com que você estava descrevendo um evento.

Tem um livro de scrapbooking chamado "25 Meaningful Albuns". Quem tem este livro sabe o que eu quero dizer quanto a qualidade do contudo. Os mini álbuns estão repletos de fotos e são lindíssimos, mas estão recheadíssimos de journaling, com "cartas", bilhetes, etc.

Rê, na minha opinião, acho que o tamanho do texto não é um problema. Pode até incomodar hoje. Mas no futuro, todos esses detalhes serão fantásticos!

Beijos
    Cris

Oi Cris e meninas,
    no inicio tinha muita dificuldade com o journaling…simplesmente travava, nao conseguia escrever nada, ou quando eu escrevia algo, achava muito piegas e não refletia minha personalidade. Agora tenho mais facilidade. O scrapbooking tem me ajudado a reaprender a fazer uma dissertação.

Mas, tenho uma opinião e um cuidado de nao rotular os trabalhos que vejo por aí...ja vi muitas páginas com uma única frase ou um título que me emocionaram muito mais do que um journaling que nao me transmitia nada, que foi feito só para constar. O scrapbooking para mim é uma arte e a forma de expressá-la seja só com fotos, sem fotos, com journaling, sem journaling tem o seu valor. Ë algo muito pessoal. Acho que cada trabalho é um trabalho e dependendo do objetivo, voce escreve mais ou menos e simplesmente um “Eu te amo !” na página que fiz para meu filho é tanto quanto importante a página onde escrevi o que ele gosta e nao gosta de fazer aos 12 anos.

Sei que minha opinião não acompanha a maioria , mas é isso o que sinto em relação ao scrapbooking...criar o que estou com vontade, tendo como única regra a utlização de materiais archival safe.Como disse, têm paginas onde o journaling será extenso, cheio de detalhes, etc...mas não coloco isso como regra para cada página que faço.
    Bjs

8. Re: Journaling como cápsula do Tempo

Oi Lizandra

Eu concordo plenamente com você. Eu também tenho páginas que tem só título. E são páginas que eu gosto muito. Acho que são muito bonitas. Eu tirei uma foto do Arthur que ele ficou lindo (mãe é mãe!!!) mas não tem nenhuma história e nem havia qualquer sentimento que eu quisesse expressar naquela foto. Por isso, tem a palavra "Livre" como título, pois combina com a situação e com o layout (na verdade o layout foi criado por uma profissional de scrapbooking, não por mim).

Por isso, novamente quero deixar claro que não sou radical e não sou contra a foto retocável, ou páginas sem texto. Só queria refletir com todas vocês que estou sendo adepta a dois ramos de scrapbooking: o scrapbooking arte e o scrapbooking histórico.

Eu só acho que se você tem uma foto que tem uma história, aí sim, precisa-se de um journaling consistente com data, local, sentimento, sensações, pensamento, frases ditas, etc... acompanhada de fotos. Vou começar a fazer páginas novamente, pois estou muito tempo sem fazer nada. A primeira que vou fazer, inclusive, nem terá foto. Só journaling e registros.

Estou procurando uma foto e não consigo encontrar para mostrar para vocês um bom exemplo de como jounaling pode ser intrigante com o passar do tempo. Mas estou ridícula na foto. Por isso, vcs vão levar em consideração somente o objetivo desta discussão tá? É que há um journaling atrás da foto (infelizmente, eu escrevi com caneta - preciso fazer uma cópia urgentemente).

Mas Lizandra, sua opinião não é diferente da maioria. Nós só estamos discutindo como cada uma de nós vê determinados detalhes. Sua colocação foi muito boa em dizer que não há regra para todas as páginas que sejam feitas!

Beijos,
    Cris

9. Re: Journaling como cápsula do Tempo

Cris, que achado! Mesmo que faltando algumas informações... vocês devem é ficar contentes de encontrá-lo, porque sem ele nem essas lembranças vocês teriam...

Bom... eu sou suspeita para falar porque sou viciada em journaling. Quando tive os primeiros contatos com scrap, minha primeira preocupação foi estudar journaling... li tudo que é matéria que encontrei e treinei muito com dicas. Sempre fui apaixonada por escrever e isso é um ponto positivo para mim. Aliás, sou exagerada, geralmente escrevo "novelas" e tenho que vir fazendo uma revisão e tirando o que acho que pode ser cortado, mas em geral meus journalings são grandes, podem olhar minha galeria.

E eu não teria nenhum problema em fazer uma página apenas com journaling caso eu queira guardar alguma memória que não tenha foto. Já comentei com alguém sobre isso que achou um absurdo porque scrap é a arte com fotos... mas eu acho que scrap é arte de memórias... as fotos são um elemento, o journaling é um elemento das memórias. Acho importante ter foto, mas acho imprescindível ter journaling.

Um bom exemplo é: se você tem uma página com uma foto sem nada escrito, nem mesmo o ano ou o acontecimento, mesmo que uma frase. Quando olhamos nos perguntamos, quem é, o que aconteceu, quando foi? Mas se você tem uma página muito bem detalhada de um acontecimento inclusive (se achar necessário) explicando a infelicidade de não ter fotos, mesmo assim poderá trazer emoção a quem lê... e poderá para complementar usar fotos de pessoas envolvidas (mesmo que não no mesmo instante do acontecimento) ou usar cartões postais do local, etc... as possibilidades são infindáveis.

Nossa... como eu disse, sou fã de escrever novelas e journaling é comigo mesmo. Fico feliz que as brasileiras estejam se preocupando cada vez mais com isso, pois vejo muitas páginas em nossas galerias e lojas, etc... sem journaling ou com poucas informações e isso sempre me deixou triste, mas apesar de tudo eu respeito pois pode ser o estilo de cada um, não é mesmo?

Dica básica: pense sempre no futuro... como se daqui a 10/20 anos você pegasse esse layout e tente se perguntar o que gostaria de saber... verá que sempre tem o que incluir. rs

Outra dica básica: mostre para outra pessoa antes de finalizar e depois que ela ver e ler, pergunte se ficou alguma dúvida, algo que ela gostaria de saber que ainda não está ali descrito.

Chega... senão eu não páro mais. Esse assunto dá pano pra manga... haha

+ Responder
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 1 2

Tópicos Similares

1. OS FILHOS NÃO PODEM ESPERAR
    Por Fernanda Marini no fórum Outros
    Respostas: 9
    Última Mensagem: 11-07-2006, 03:17
  2. Como Nós Somos Unidos
    Por Cefisa no fórum Irmãos
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 24-04-2005, 11:14